Serious Game para o tratamento de torcicolo
Resumo
Este trabalho mostra a implementação de um Jogo Digital Reabilitador (Rehabilitation Serious Game) desenvolvido em Realidade Aumentada com o intuito de realizar os procedimentos terapêuticos de tratamento de torcicolo, onde o usuário paciente pode usufruir do ambiente virtual ao mesmo tempo em que faz os exercícios reabilitadores. Este trabalho mostra apenas as técnicas e os modos de implementação computacional.Referências
PIRON, L., TONIN, P., PICCIONE, F., IAIA, V., TRIVELLO, E., AND DAM. M. “Virtual environment training therapy for arm motor rehabilitation”, in Presence, Vol. 14 p. 732-740, 2005.
CHRISTIAN GEIGER, CHRISTIAN REIMANN, JÖRG STÖCKLEIN, E VOLKER PAELKE, “JARToolKit – A Java Binding for ARToolKit”, Proceedings of the Augmented Reality ToolKit Workshop, Darmstadt, 5 pp., 29 de Setembro, 2002
EDDER REDDER, Infográfico "Saúde é vida" – “O que é um torcicolo” Disponível em [link], 2005 (acesso em fevereiro de 2011)
"Abordagens práticas de Realidade Virtual e Aumentada", In: SVR 2009 IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Porto Alegre, maio 2009.
ANDEW J. STAPLETON, "Serious Games: Serious Opportunities", Swinburne University of Technology, Hawthorn, Australia, 2004
RIVA, GIUSEPPE; MANTOVANI, FABRIZIA; GAGGIOLI, ANDREA." Presence and rehabilitation: toward second-generation virtual reality applications in neuropsychology". In: Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 2004.
GILDA APARECIDA DE ASSIS, ANA GRASIELLE DIONÍSIO CORREA, CÍCERO JOSE NUNES, ROSELI DE DEUS LOPES. "Neuror: Sistema de Realidade Aumentada para Reabilitação Física de Pacientes Vítimas de Acidente Vascular Encefálico", Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Brasil
LIMA, J. P. S. do M.; LIMA, A. S. do M.; TEICHRIEB, V.; KELNER, J.; MOURA FILHO, A. G. de. “ARPhysio: Usando Realidade Aumentada para Análise do Movimento Humano.” In: III Workshop de Realidade Aumentada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Setembro 2006.
CHRISTIAN GEIGER, CHRISTIAN REIMANN, JÖRG STÖCKLEIN, E VOLKER PAELKE, “JARToolKit – A Java Binding for ARToolKit”, Proceedings of the Augmented Reality ToolKit Workshop, Darmstadt, 5 pp., 29 de Setembro, 2002
EDDER REDDER, Infográfico "Saúde é vida" – “O que é um torcicolo” Disponível em [link], 2005 (acesso em fevereiro de 2011)
"Abordagens práticas de Realidade Virtual e Aumentada", In: SVR 2009 IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Porto Alegre, maio 2009.
ANDEW J. STAPLETON, "Serious Games: Serious Opportunities", Swinburne University of Technology, Hawthorn, Australia, 2004
RIVA, GIUSEPPE; MANTOVANI, FABRIZIA; GAGGIOLI, ANDREA." Presence and rehabilitation: toward second-generation virtual reality applications in neuropsychology". In: Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 2004.
GILDA APARECIDA DE ASSIS, ANA GRASIELLE DIONÍSIO CORREA, CÍCERO JOSE NUNES, ROSELI DE DEUS LOPES. "Neuror: Sistema de Realidade Aumentada para Reabilitação Física de Pacientes Vítimas de Acidente Vascular Encefálico", Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Brasil
LIMA, J. P. S. do M.; LIMA, A. S. do M.; TEICHRIEB, V.; KELNER, J.; MOURA FILHO, A. G. de. “ARPhysio: Usando Realidade Aumentada para Análise do Movimento Humano.” In: III Workshop de Realidade Aumentada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Setembro 2006.
Publicado
19/07/2011
Como Citar
PAULO, Jean Vitor de; LOPES, Luis Fernando Braga.; DIAS JR, José Barbosa; DAMASCENO, Eduardo Filgueiras.
Serious Game para o tratamento de torcicolo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 11. , 2011, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 1928-1931.
ISSN 2763-8952.