MemoGinga: Jogo Interativo para TV Digital como Exercício Cognitivo para Idosos

  • Luiz F. Matos
  • Mayara H. Santos
  • Yolanda Boechat
  • Glauco Amorim
  • Débora C. Muchaluat-Saade

Resumo


A recente difusão dos jogos eletrônicos tem despertado o interesse de pesquisadores que investigam as relações entre o uso de jogos e o aumento do desempenho cognitivo humano. A partir desse interesse, o uso de jogos eletrõnicos para melhora das funções cognitivas de idosos tem sido cada vez mais explorado. No Brasil, o acesso à TV é muito comum e presente nos lares de todas as classes sociais. Desta forma, jogos eletrõnicos disponíveis através do Sistema Brasileiro de TV Digital tem potencial para atingir grande parte da população idosa no páıs. O presente artigo propõe e avalia o MemoGinga, um teste de memória recente, direcionado principalmente ao público idoso e implementado no middleware Ginga para TV digital interativa. MemoGinga foi avaliado com usuários idosos atendidos pelo CRASI - Centro de Referência em Assistênciaá Saúde do Idoso.

Palavras-chave: MemoGinga, exercício cognitivo, jogos sérios em saúde, Ginga, NCL, TV Digital
Publicado
26/07/2018
MATOS, Luiz F.; SANTOS, Mayara H.; BOECHAT, Yolanda; AMORIM, Glauco; MUCHALUAT-SAADE, Débora C.. MemoGinga: Jogo Interativo para TV Digital como Exercício Cognitivo para Idosos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 18. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2018.3686.