Uma Arquitetura de Aplicação Gamificada para o Monitoramento e Tratamento da Doença Renal Crônica

  • Carlos A. F. Silva UFAL
  • Alvaro Sobrinho UFAL
  • Leandro D. Silva UFAL

Resumo


Algumas aplicações computacionais com foco no apoio ao tratamento terapêutico da Doença Renal Crônica (DRC) são encontradas no mercado. Porém, até o presente momento, não foi constatada na literatura nenhuma arquitetura de software considerando os diversos estágios que o portador da DRC pode apresentar, buscando a mudança de estilo de vida de pacientes pela realização de incentivos e atividades associadas às recomendações de nefrologistas. A gamificação é uma ferramenta útil para a disponibilização de mecanismos dos jogos para incentivar a adesão de pacientes ao tratamento de DRC, proporcionando desafios e recompensas no mundo real, de maneira similar a um jogo digital. Neste trabalho é apresentada uma arquitetura de aplicação gamificada com foco no monitoramento e tratamento da DRC em diferentes estágios.

Referências

Alexandre, B. (2017). Uma arquitetura para desenvolvimento de aplicações gamificadas para suporte ao paciente com alzheimer. Master’s thesis. Instituto de Informática - INF (RG).

Bachmann, F. and Bass, L. (2001). Introduction to the attribute driven design method. In Proceedings of the 23rd International Conference on Software Engineering, ICSE ’01, pages 745–746, Washington, DC, USA. IEEE Computer Society.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., and Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: Defining ”gamification”. In Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, MindTrek ’11, pages 9–15, New York, NY, USA. ACM.

Levey, A. S., Eckardt, K.-U., Tsukamoto, Y., Levin, A., Coresh, J., Rossert, J., Zeeuw, D. D., Hostetter, T. H., Lameire, N., and Eknoyan, G. (2005). Definition and classification of chronic kidney disease: A position statement from kidney disease: Improving global outcomes (kdigo). Kidney International, 67(6):2089 – 2100.

Paim, C. A. and Victoria Barbosa, J. L. (2016). Octopus: A gamification model to aid in ubiquitous care of chronic diseases. IEEE Latin America Transactions, 14(4):1948–1958.
Publicado
15/09/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Carlos A. F.; SOBRINHO, Alvaro; SILVA, Leandro D.. Uma Arquitetura de Aplicação Gamificada para o Monitoramento e Tratamento da Doença Renal Crônica. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 20. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 81-86. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2020.11562.