As Lógicas Institucionais e os Sistemas Emergentes no Contexto de Sistemas de Informação em Saúde

  • Sandro Luís Freire de Castro Silva UNIRIO / INCA
  • Marcelo Fornazin FIOCRUZ
  • Rodrigo Pereira dos Santos UNIRIO

Resumo


A transformação digital viabilizou inovações substanciais na prática profissional em saúde. Se por um lado as tecnologias avançam, por outro, os problemas clássicos perduram. Na maioria dos estudos em computação, tais problemas são discutidos do ponto de vista técnico e, por vezes, sem diálogo com outras áreas de conhecimento. No entanto, quando isso acontece, elementos até então desconhecidos podem surgir, como a utilização frequente de sistemas considerados emergentes no contexto da saúde. A relevância desses sistemas motivou a elaboração desta tese, que tem como objetivo compreender o papel dos sistemas emergentes na saúde apresentando uma perspectiva multidisciplinar do tema. Para tal, foi utilizada a Teoria Institucional como lente teórica, tendo como base a coexistência de lógicas institucionais para análise do fenômeno. O estudo foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira consistiu na realização de quatro estudos exploratórios, três mapeamentos sistemáticos da literatura e um estudo de campo. Por sua vez, a segunda apresentou um estudo de caso interpretativo para observação dos sistemas emergentes à luz da perspectiva das lógicas institucionais. A principal contribuição desta tese é a apresentação de uma forma de observar a dinâmica de uso de sistemas de informação em saúde por meio de uma visão mais abrangente que considera o artefato tecnológico parte de um contexto dinâmico.

Referências

Dimaggio, P. (1988). Interest and agency in institutional theory. Ballinger Publishing Co.

Faujdar, D. S., Singh, T., Kaur, M., Sahay, S., e Kumar, R. (2021). Stakeholders’ perceptions of the implementation of a Patient-Centric digital health application for primary healthcare in india. Healthc Inform Res, 27(4):315–324.

Johnson, S. (2002). Emergence: The Connected Lives of Ants, Brains, Cities, and Software. Scribner.

Marques, I. C. P. e Ferreira, J. J. M. (2020). Digital transformation in the area of health: systematic review of 45 years of evolution. Health and Technology, 10(3):575–586.

Morin, E. (2007). Introdução ao Pensamento Complexo. Sulina.

Serrano, A., Garcia-Guzman, J., Xydopoulos, G., e Tarhini, A. (2020). Analysis of barriers to the deployment of health information systems: a stakeholder perspective. Information Systems Frontiers, 22(2):455–474.

Sittig, D. F., Belmont, E., e Singh, H. (2018). Improving the safety of health information technology requires shared responsibility: It is time we all step up. Healthcare, 6(1):7–12.
Publicado
07/06/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Sandro Luís Freire de Castro; FORNAZIN, Marcelo; SANTOS, Rodrigo Pereira dos. As Lógicas Institucionais e os Sistemas Emergentes no Contexto de Sistemas de Informação em Saúde. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 22. , 2022, Teresina/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-6. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas_estendido.2022.222392.