Framework conceitual para organização e representação do conhecimento em saúde pessoal

  • Cassiana Mendonça Pottmaier UFSC
  • José Leomar Todesco UFSC
  • Tarcísio Vanzin UFSC

Resumo


O objetivo da dissertação foi propor um framework conceitual para organização e representação do conhecimento em saúde pessoal. Para isso, utilizou-se o método Design Science Research para desenvolver o artefato cujo processo de concepção envolveu a avaliação da adequação por especialistas da área da saúde e a demonstração por meio de uma instanciação do mesmo, um protótipo com base no Conecte SUS Cidadão. A principal contribuição da pesquisa foi o framework conceitual que reuniu e apresentou de maneira organizada e estruturada o conhecimento em saúde pessoal, feito com base na taxonomia desenvolvida. Também demonstrou-se a viabilidade de uso do Conecte SUS Cidadão como ferramenta nacional para gerenciamento de saúde pessoal.

Referências

Descritores em Ciências da Saúde: DeCS (2021) “Descritores em Ciências da Saúde: DeCS”, ed. rev. e ampl. ed., BIREME / OPAS / OMS, São Paulo.

Organização Pan-Americana da Saúde. (2020) “Registros eletrônicos de saúde e interoperabilidade: Dois conceitos fundamentais para melhorar a resposta em saúde pública”, https://iris.paho.org/handle/10665.2/52005, Abril.

Sebastian, A. (2018) “Apple Health Records Initiative: Peril or Promise?”, [link], Junho.
Publicado
07/06/2022
Como Citar

Selecione um Formato
POTTMAIER, Cassiana Mendonça; TODESCO, José Leomar; VANZIN, Tarcísio. Framework conceitual para organização e representação do conhecimento em saúde pessoal. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 22. , 2022, Teresina/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 33-38. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas_estendido.2022.222412.