Desatentos: Um Jogo Sério para a Conscientização do TDAH
Resumo
Atualmente, existe uma consciência por parte das escolas, dos pais e dos profissionais da educação que os mesmos precisam estar cada vez mais comprometidos com o bem-estar dos seus alunos. Entretanto, muitos ainda desconhecem ou subestimam os sinais da presença do TDAH em crianças e adolescentes. Com a finalidade de fornecer uma ferramenta que auxilie no aumento da popularização sobre os sintomas do TDAH e aumente a visibilidade acerca dos sintomas do Transtorno, este artigo apresenta o desenvolvimento do Desatentos, um jogo digital que apresenta de uma forma interativa diversos cenários que buscam ensinar, entreter e conversar sobre o TDAH em si.
Referências
Association, A. P. et al. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora.
Couto, T. S., Melo-Junior, M. R., and Gomes, C. R. A. (2010). Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão. Ciências & Cognição, 15(1):pp–241.
Fenollar Cortés, J., Navarro Soria, I., González Gómez, C., García Sevilla, J., et al. (2015). Detección de perfiles cognitivos mediante wisc-iv en niños diagnosticados de tdah:¿ existen diferencias entre subtipos? Revista de Psicodidáctica.
Godot (2019). The game engine you waited for. https://godotengine.org/.
Graeff, R. L. and Vaz, C. E. (2008). Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah). Psicologia USP, 19:341–361.
Grübel, J. (2006). M; bez, m, r. jogos educativos. renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, 2(4):1–7.
Maciel, V. D. and Sarinho, V. T. (2019). Desatentos: Uma proposta de jogo digital para conscientização de sintomas presentes em portadores do tdah. XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).
Matias, B. C., Gomes, V. O., and Sarinho, V. T. (2019). Ugc generator: An open access web tool to model unified game canvas. In Joint International Conference on Entertainment Computing and Serious Games, pages 407–411. Springer.
Moura, L. T., Silva, K. P. M., and Silva, K. P. M. (2019). Alunos com tdah (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade): um desafio na sala de aula. Revista eletronica acervo saúde, (22):e611–e611.
Reis, M. d. G. F. and Camargo, D. M. P. d. (2008). Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com tdah. Psicologia escolar e educacional, 12:89–100.
Sarinho, V. T. (2017). Uma proposta de game design canvas unificado. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).
Silva, A. B. B. (2014). Mentes Inquietas: TDAH-desatenção, hiperatividade e impulsividade. Principium.