Especificação de requisitos de design de software para sistemas de IoT conforme a LGPD: Resultados de aplicação em um sistema de assistência para pacientes com Diabetes Mellitus.

  • João Pedro Ribeiro UNIFEI
  • Lina Garcés UNIFEI

Resumo


Com a evolução da Internet-das-Coisas (IoT, em inglês) e suas operações em diferentes domínios, se faz necessário focar na segurança e privacidade dos dados dos usuários. Este trabalho investiga e propõe uma abordagem para a especificação e adequação de requisitos para sistemas de IoT na área da saúde, usando a aplicação DiaMant@Home como cenário de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Foi usado o Goal Oriented Requirement Engineering (GORE), um método na engenharia de software para a especificação de requisitos. Como resultado, foi proposto um conjunto de requisitos funcionais e não funcionais que podem ser reutilizados para sistemas de IoT na saúde que precisem se adequar à LGPD, apoiando a etapa de design de software atrelados aos aspectos de segurança e privacidade em sistemas de IoT para proteção de dados sensíveis e garantia de integridade da aplicação.

Referências

Brasil (2018). Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Lei n. 13.709 de 14 de agosto de 2018. Presidência da República, Brasília.

Camêlo, M. N. (2022). G-PRIV: um guia para especificação de requisitos de privacidade em conformidade com a LGPD. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Garcés, L., Oliveira, B., and Arenas, C. (2020). Arquiteturas de software para o domínio da saúde, pages 1–47.

Kelly, J., Campbell, K., Gong, E., and Scuffham, P. (2020). The Internet of Things: impact and implications for healthcare delivery (Preprint). Journal of Medical Internet Research, 22.

Lamsweerde, A. (2001). Goal-oriented requirements engineering: a guided tour. In Proceedings Fifth IEEE International Symposium on Requirements Engineering, pages 249–262.

Liu, J., Zhang, C., and Fang, Y. (2018). EPIC: A Differential Privacy Framework to Defend Smart Homes Against Internet Traffic Analysis. IEEE Internet of Things Journal, 5(2):1206–1217.

Mendes, J., Viana, D., and Rivero, L. (2021). Developing an Inspection Checklist for the Adequacy Assessment of Software Systems to Quality Attributes of the Brazilian General Data Protection Law: An Initial Proposal. pages 263–268.
Publicado
27/06/2023
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, João Pedro; GARCÉS, Lina. Especificação de requisitos de design de software para sistemas de IoT conforme a LGPD: Resultados de aplicação em um sistema de assistência para pacientes com Diabetes Mellitus.. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 23. , 2023, São Paulo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 37-42. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas_estendido.2023.229693.