Incentivando e Fidelizando Doadores De Sangue na Região Sul-Fluminense

  • Davi Bernardo Santos de Paula UniVasouras
  • Pedro Henrique Cardoso Pinho Vasconcelos UniVasouras
  • Tassio Ferenzini Martins Sirqueira UniVasouras / UniAcademia

Resumo


No atual cenário pós-pandemia em que vivemos, viu-se uma fragilidade nos sistemas de doação de sangue, cujo muitos estão passando por dificuldades para levantar estoques sanguíneos e com frequência notamos campanhas de doação. Diante disto, propõe-se um sistema para incentivar e fidelizar os doadores de sangue na região sul-fluminense. Através dos recursos de gamificação, buscou-se maximizar o número de doadores, para, consequentemente, aumentar o número de doações e elevar o estoque sanguíneo. Além da gamificação, o aplicativo apresenta os pontos de coletas e as informações importes que os potenciais doadores precisam saber antes de doar. Como resultado, visamos melhorar o engajamento entre os doadores.

Referências

BARRUCHO, L. G. O que falta para o Brasil doar mais sangue? G1. 19 ago. 2015. Disponível em [link]. Acesso 03 de março de 23.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doação de sangue. 2023. Disponível em [link]. Acesso 03 de março de 23.

BRASIL. Ministério da Saúde. Meu Sangue Brasileiro: Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de sangue. 2021. Disponível em [link]. Acesso 03 de março de 23.

JÚNIOR, M. F. S. DOE+: Um Aplicativo Móvel de Cunho Social para Agendamento de Doação de Sangue no Hemocentro Público de Alagoas. In Anais do I Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade. SBC, 2020.

SATHELER, G et al. Seu Sangue, Minha Vida (SSMV): Um Projeto de Responsabilidade Social. In Anais da II Escola Regional de Engenharia de Software. SBC, 2018.

SEVERO, C. E. P., DOS SANTOS, H. M. BloodSYS: controlando o processo de doação de sangue para hemocentros. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, 2018.

SILVA, J. R. D et al. Redes sociais e promoção da saúde: utilização do facebook no contexto da doação de sangue. RISTI-Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2018.
Publicado
27/06/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PAULA, Davi Bernardo Santos de; VASCONCELOS, Pedro Henrique Cardoso Pinho; SIRQUEIRA, Tassio Ferenzini Martins. Incentivando e Fidelizando Doadores De Sangue na Região Sul-Fluminense. In: FERRAMENTAS E APLICAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 23. , 2023, São Paulo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 156-161. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas_estendido.2023.230385.