Ferramenta de ensino para construção de casos clínicos do tipo Paciente Virtual
Resumo
Simuladores de pacientes virtuais são ferramentas que podem ser utilizadas para o ensino e aprendizagem na área da saúde. Esses simuladores permitem que os estudantes possam praticar e desenvolver habilidades clínicas em um ambiente seguro e controlado. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o SIACC, uma ferramenta de ensino voltado à construção de casos clínicos do tipo Paciente Virtual.
Referências
Brasil: Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. 1.ed.rev. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, editors. Brasília, DF; 2018. 73 p.
Hanna, H. and Flores, C. D. (2022) Identificação e avaliação da dor torácica: capacitação da equipe profissional na modalidade a distância. Anais do CIET: CIESUD: 2022, 2022.
Kononowicz, A. A. et al (2015) Virtual patients what are we talking about? A framework to classify the meanings of the term in healthcare education. BMC Med Educ 2015;15:11
Krishnamurthy, K., Selvaraj, N., Gupta, P., Cyriac, B., Dhurairaj, P., Abdullah, A., ... & Ang, E. T. (2022). Benefits of gamification in medical education. Clinical Anatomy, 35(6), 795-807.
Magalhães CR, Flores CD, Almeida A do N. Educação e Saúde: olhares interdisciplinares. Campinas SP: Pontes Editores; 2018. 377 p.
Millão, L. F. et al (2017). Integração de tecnologias digitais no ensino de enfermagem: criação de um caso clínico sobre úlceras por pressão com o software SIACC. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(1).
Ozdemir, E. K., & Dinc, L. (2022). Game-based learning in undergraduate nursing education: A systematic review of mixed-method studies. Nurse Education in Practice, 103375.
Sebastiani, R. L. et al. (2014) Validação do simulador de paciente virtual SIACC. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, n. 1, jun. 2014. p.665-675.
Talbot, T.B. et al (2012) Sorting out the virtual patient: how to exploit artificial intelligence, game technology and sound education practices to create engaging role-playing simulations. Int J Gaming Comput Mediat Simul 2012;4:1-19.
Vpsystems. Virtual Patients (VPs) in Healthcare Education URL: http://vpsystems.virtualpatients.net/ [acessado 2019-05-26]
Zucatti, A. P. N. et al. (2019) Criação de uma Simulação para o Desenvolvimento de Competências em um Hospital. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), v. 39, p. 2-15, 2019.