Implementação de princípios de gamificação adaptativa em uma aplicação mHealth

  • Filipe M. S. dos Anjos UFG
  • Sergio T. Carvalho UFG

Resumo


Este trabalho descreve a implementação de uma aplicação mHealth gamificada denominada IUProst para o tratamento da incontinência urinária por meio da execução de exercícios pélvicos para homens que realizaram a cirurgia de retirada da próstata devido ao câncer de próstata. As contribuições desta pesquisa são a entrega de uma aplicação mHealth gamificada, a análise dos dados de uso gerados pela aplicação gamificada e um modelo de implementação para componentes de jogos que foi incorporado ao Framework L, permitindo a utilização dos componentes no contexto de gamificação adaptativa. Durante o período considerado de 120 dias, os dados gamificados foram coletados durante 60 dias. Esse período representou 83% de todos os exercícios realizados, apesar do número semelhante de usuários utilizarem o aplicativo. O aumento significativo no desempenho do exercício durante o período gamificado sugere que a gamificação apoiou positivamente o envolvimento do paciente.
Palavras-chave: mHealth, IUProst, autocuidado, incontinência urinária, câncer de próstata

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Publicado
25/06/2024
ANJOS, Filipe M. S. dos; CARVALHO, Sergio T.. Implementação de princípios de gamificação adaptativa em uma aplicação mHealth. In: PRÊMIO ARTUR ZIVIANI - CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES (MESTRADO) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 24. , 2024, Goiânia/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 67-72. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas_estendido.2024.2824.