Dyheartmon – Monitoramento Ambulatorial e Residencial Remoto da Pressão Arterial Baseado em Internet Das Coisas
Resumo
O estilo de vida é o principal fator para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Portanto, os devidos cuidados com a saúde podem reduzir bastante as probabilidades de problemas cardíacos, assim como exames de rotina e acompanhamento por um cardiologista. Existem diversos exames convencionais para o apoio ao diagnóstico de doenças cardiovasculares, sendo estes muitas vezes cansativos e onerosos ao paciente. O DyHEARTMon, tem como objetivo ser uma ferramenta alternativa e complementar baseada em internet das coisas para pacientes e profissionais de saúde associados as doenças cardiovasculares. Através de uma solução hibrida (smartband, smartphone e dashboard), será captado a frequência cardíaca e a pressão arterial para que posteriormente seja analisado e apresentado o potencial risco de hipertensão do indivíduo monitorado, apresentando desta forma uma alternativa para os exames de monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e monitorização residencial da pressão arterial (MRPA).
Referências
BERWANGER, O. (2005). Estratificação de risco cardiovascular: necessitamos de novos marcadores para identificação do paciente de alto risco? Revista da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, n.6, p. 4-7.
DAVIGNON, J.; GANZ, P. (2004). Atherosclerosis: evolving vascular biology and clinical implications. Role of endothelial dysfunction in atherosclerosis. Circulation, v. 109, suppl. III, p. III-27-III-32.
PARIKH, N. I. et al. (2008). A risk score for predicting near-term incidence of hypertension: The Framingham Heart Study. Annals of Internal Medicine, v. 148, n. 2, p. 102-110., Doi: 10.7326/0003-4819-148-2-200801150-00005.
VIGITEL – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Ministério da Saúde, (2018).http://portalms.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/indica-dores-de-saude/vigilanciade-fatores-de-risco-e-protecao-para-doencas-cronicas-por-inquerito-telefonico-vigitel.