Efetividade da gamificação em simulador de anestesia Odontológica

  • Matheus A. O. Ribeiro USP
  • Cléber G. Corrêa USP
  • Fátima L. S. Nunes USP

Resumo


Devido à alta taxa de insucesso no procedimento de aplicação de anestesia odontológica, o presente trabalho apresenta o processo de gamifica- ção de um simulador deste procedimento e sua validação. A partir da revisão literária e análise do simulador, elementos de jogos foram elencados e imple- mentados. O jogo sério objetiva promover uma estratégia de aprendizagem que seja mais atraente, incentivadora e permita a avaliação do treinamento. Resul- tados parciais de um experimento com voluntários indicam que o processo de gamificação foi bem sucedido e que o jogo pode ser submetido para validação com profissionais da área de Odontologia.

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Publicado
11/06/2019
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RIBEIRO, Matheus A. O.; CORRÊA, Cléber G.; NUNES, Fátima L. S.. Efetividade da gamificação em simulador de anestesia Odontológica. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 19. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 133-138. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2019.6297.