Proposta para o Ensino dos Conceitos de Dados e Informações nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

  • Rogério F. da Silva UFPR
  • Carlos R. Beleti Junior UFPR
  • Maytê Gouvêa Coleto UFPR

Resumo


De acordo com um parecer aprovado pelo Ministério da Educação em 2022, o ensino de Computação na Educação Básica precisa ser implementado pelos governos estaduais e municipais no prazo de um ano. Assim, inúmeras iniciativas têm sido propostas para auxiliar Estados e Municípios a organizar o ensino de computação. O presente trabalho apresenta a proposta de duas atividades com o objetivo de ensinar os conceitos de Dados e Informações nas séries iniciais do ensino fundamental. A atividade foi executada em um curso de extensão para professores do ensino fundamental da cidade de Jandaia do Sul (PR), o que trouxe uma oportunidade para discutir as possibilidades didáticas para o ensino dos conceitos de dados e informações para os estudantes.

Referências

BNCC (2022). Normas sobre computação na educação básica – complemento à bncc. [link]. Acessado em: 23 Jan. 2024.

Machado, F. N. R. (2020). Banco de Dados Projeto e implementação. Erika.

Rob, P. and Coronel, C. (2011). Sistemas de Banco de Dados: projeto, implementação e gerenciamento. Cengage Learning.

Silva, F. (2021). Você consegue encontrar os óculos escondidos neste desenho. [link]. Acessado em: 23 Jan. 2024.

Sirqueira, T. and Dalpra, H. (2018). Nosql e a importância da engenharia de software e da engenharia de dados para o big data. Sociedade Brasileira de Computação.
Publicado
13/03/2024
SILVA, Rogério F. da; BELETI JUNIOR, Carlos R.; COLETO, Maytê Gouvêa. Proposta para o Ensino dos Conceitos de Dados e Informações nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-5. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1415.