Uma proposta envolvendo criptografia e o algoritmo da divisão

  • Ana Luiza Pecinato Gresele UFFS
  • Luis Fernando Silveira da Silva UFFS
  • Janice Teresinha Reichert UFFS
  • Milton Kist UFFS

Resumo


A criptografia é um mecanismo primordial utilizado na proteção de dados e informações que circulam nas redes. Os métodos mais utilizados de criptografia atualmente envolvem o conhecimento matemático e, por conta disso, unir as duas áreas é de grande valia. Considerando as mudanças nas leis vigentes da Educação Básica, é necessário pensar a respeito da inserção de atividades que envolvam Computação e que promovam as habilidades por ela desenvolvidas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal propor uma atividade para ser trabalhada na Educação Básica, envolvendo o Algoritmo da Divisão de Euclides e a criptografia.

Referências

Brasil. Ministério da Educação, (2018) “Base Nacional Comum Curricular”. Brasília. Disponível em: [link]. Acesso 29 de janeiro de 2024.

Brasil. Ministério da Educação, (2022) “Complemento à Base Nacional Comum Curricular”, Disponível em: [link]. Acesso 29 de janeiro de 2024.

Domingues, H. Fundamentos da Aritmética. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.

Ministério da Educação (MEC). (2022) “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC”. Resolução nº1, de 4 de outubro de 2022. Brasília.

Silva, W. W. M. (2019) “A Evolução da criptografia e suas técnicas ao longo da história”. Disponível em: [link]. Acesso 29 de janeiro de 2024.
Publicado
13/03/2024
GRESELE, Ana Luiza Pecinato; SILVA, Luis Fernando Silveira da; REICHERT, Janice Teresinha; KIST, Milton. Uma proposta envolvendo criptografia e o algoritmo da divisão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 16-20. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1651.