Explorando Tipos de Estilos de Interação em Interfaces de Software e seu Impacto no Esforço Cognitivo

  • Ana Emilia de Melo Queiroz UNIVASF

Resumo


As exposições em tarefas instrucionais variam desde representações simples como papel e lápis até exposições dinâmicas mais complexas encontradas nos dispositivos interativos atuais, por meio de estilos de interação. Estudos na área destacaram que os potenciais planejamentos mentais durante a execução dessas tarefas são influenciados pelo custo operacional associado ao estilo de interação utilizado, afetando tanto o tempo quanto o esforço cognitivo necessários. Por isso, sugerimos uma atividade instrucional para alunos do Ensino Fundamental, visando apresentar diferentes tipos de estilos de interação e discutir o esforço cognitivo associado a cada um.

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Publicado
13/03/2024
QUEIROZ, Ana Emilia de Melo. Explorando Tipos de Estilos de Interação em Interfaces de Software e seu Impacto no Esforço Cognitivo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 21-25. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1654.