Explorando Softwares de Scaffolding: Assistência ao Aprendiz durante a Execução de Tarefas

  • Ana Emilia de Melo Queiroz UNIVASF

Resumo


A ideia do Scaffolding surge da interação entre indivíduos e tem suas bases na teoria sócio-construtivista de Vygotsky. Inicialmente, foram identificados seis tipos de apoio que um adulto pode oferecer: manutenção do interesse do aprendiz, redução da complexidade da tarefa, simplificação da atividade, manutenção do foco, destaque e demonstração das características essenciais da tarefa, controle da frustração e apresentação de caminhos ideais para a solução. Portanto, sugerimos uma atividade instrucional para alunos do Ensino Fundamental, com o objetivo de apresentar diversas estratégias de Scaffolding que podem ser utilizadas em softwares de apoio ao aprendizado.

Referências

Gomes, A. S. (2005). Avaliação da aprendizagem com software educativo no projeto interativo. In Anais do 5º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interface Humano Máquina. Rio de Janeiro.

Gravina, M. A. and Santarosa, L. M. C. (1999). A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Informática na educação: teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 1, n. 2 (abr. 1999), p. 73-88.

Kamii, C., Lewis, B. A., and Kirkland, L. (2001). Manipulatives: When are they useful? The Journal of Mathematical Behavior, 20(1):21–31.

Michaelidou, N., Gagatsis, A., and Pitta-Pantazi, D. (2004). The number line as a representation of decimal numbers: A research with sixth grade students. International Group for the Psychology of Mathematics Education.

Payne, S. J. (1991). Display-based action at the user interface. International Journal of ManMachine Studies, 35(3):275–289.

Puntambekar, S. and Hubscher, R. (2005). Tools for scaffolding students in a complex learning environment: What have we gained and what have we missed? Educational psychologist, 40(1):1–12.

Quintana, C., Krajcik, J., Soloway, E., Fishman, L.-C. D. I. B., and O’Connor-Divelbiss, S. (2013). Exploring a structured definition for learner-centered design. In Fourth international conference of the learning sciences, pages 256–263.

Reiser, B. J. (2002). Why scaffolding should sometimes make tasks more difficult for learners. In Proceedings of CSCL, page 255.

Sedig, K. and Sumner, M. (2006). Characterizing interaction with visual mathematical representations. International Journal of Computers for Mathematical Learning, 11:1–55.

Wood, D., Bruner, J. S., and Ross, G. (1976). The role of tutoring in problem solving. Journal of child psychology and psychiatry, 17(2):89–100.
Publicado
13/03/2024
QUEIROZ, Ana Emilia de Melo. Explorando Softwares de Scaffolding: Assistência ao Aprendiz durante a Execução de Tarefas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 30-34. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1660.