Explorando Softwares de Scaffolding: Assistência ao Aprendiz durante a Execução de Tarefas
Resumo
A ideia do Scaffolding surge da interação entre indivíduos e tem suas bases na teoria sócio-construtivista de Vygotsky. Inicialmente, foram identificados seis tipos de apoio que um adulto pode oferecer: manutenção do interesse do aprendiz, redução da complexidade da tarefa, simplificação da atividade, manutenção do foco, destaque e demonstração das características essenciais da tarefa, controle da frustração e apresentação de caminhos ideais para a solução. Portanto, sugerimos uma atividade instrucional para alunos do Ensino Fundamental, com o objetivo de apresentar diversas estratégias de Scaffolding que podem ser utilizadas em softwares de apoio ao aprendizado.Referências
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Publicado
13/03/2024
Como Citar
QUEIROZ, Ana Emilia de Melo.
Explorando Softwares de Scaffolding: Assistência ao Aprendiz durante a Execução de Tarefas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 30-34.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1660.