Uma Proposta de Sequência Didática para 2º ano do Ensino Fundamental com Computação Desplugada para Prática de Pensamento Computacional

  • Elineide Camelo Nunes IFRJ
  • Paula Gabriela Maske IFRJ
  • Gilvan de Oliveira Vilarim IFRJ

Resumo


Propõe-se uma sequência didática que explora as áreas da Computação, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa, aliando habilidades interdisciplinares presentes nas Normas da Computação para a Educação Básica e na Base Nacional Comum Curricular. O público-alvo é de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Tem-se como referencial teórico o Pensamento Computacional e a Computação Desplugada para a execução das atividades.

Referências

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ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso Editora, 1998.
Publicado
13/03/2024
NUNES, Elineide Camelo; MASKE, Paula Gabriela; VILARIM, Gilvan de Oliveira. Uma Proposta de Sequência Didática para 2º ano do Ensino Fundamental com Computação Desplugada para Prática de Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 35-39. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1661.