Pensamento Computacional e Língua Portuguesa: Proposta de Sequência Didática para o 7º ano do Ensino Fundamental

  • Gilvan de Oliveira Vilarim IFRJ
  • Deusiane Braga Oliveira IFRJ
  • Mayara Michelle Barroso da Silva IFRJ
  • Bruno Carlos da Cunha Costa IFRJ

Resumo


Propomos uma Sequência Didática que apresenta atividades interdisciplinares entre Pensamento Computacional e narrativas digitais para 7º ano do Ensino Fundamental, cruzando habilidades relacionadas à Computação e à Língua Portuguesa. O software Scratch é apresentado como uma ferramenta digital para praticar conceitos em ambas as áreas.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Anexo ao Parecer CNE/CEB n° 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 mar. 2024.

FAZENDA, I. C. A. (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, p. 33-35, 2011.

FRANÇA, J. B. dos S.; SABURIDO, B.; DIAS, A. F. S. Desenvolvendo o Pensamento Computacional por meio de histórias: uma estratégia para docentes do ensino básico. X Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2022), 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

LAVOR, O. P.; OLIVEIRA, E. A. G. Grandezas proporcionais: sequência didática na formação inicial de professores. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22014, 2022.

MIQUELANTE, M. A. et al. As modalidades da avaliação e as etapas da sequência didática: articulações possíveis. Trabalhos em Linguística Aplicada, [s. l.], v. 56, n. 1, p. 259–299, 2017.

PRERADOVIC, N. M.; LESIN, G.; BORAS, D. Introduction of digital storytelling in preschool education: a case study from Croatia. Digital Education Review, p. 94-105, 2016.

RIBEIRO, L. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o ensino de Computação na Educação Básica. [S. l.]: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 mar. 2024.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 1998.
Publicado
13/03/2024
VILARIM, Gilvan de Oliveira; OLIVEIRA, Deusiane Braga; SILVA, Mayara Michelle Barroso da; COSTA, Bruno Carlos da Cunha. Pensamento Computacional e Língua Portuguesa: Proposta de Sequência Didática para o 7º ano do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 40-44. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1662.