Computação e sociedade: uma sequência didática para mediação no ensino médio

  • Yuri Bastos Wanderley IFBA

Resumo


Este resumo expandido tem como objetivo apresentar uma sequência didática voltada à mediação/construção de habilidades da BNCC-Computação relacionadas às implicações e às apropriações da computação na sociedade contemporânea, para/com estudantes do ensino médio. Para tanto, propõe uma série de atividades que visam potencializar uma percepção crítica a cerca deste fenômeno, por meio de práticas pedagógicas contextualizadas de conversação e de produção colaborativa de hipermídias.

Referências

Brasil (2022). Ministério da Educação. “Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Computação”. Brasília.

Freenet (2016). Direção: Pedro Ekman. Brasil. O Dilema das Redes (2020). Direção: Jeff Orlowski. Estados Unidos.

Wanderley, Yuri Bastos (2017). “Apropriações tecnológicas no ensino e aprendizagem : as experiências dos educadores da Rede Anísio Teixeira.” Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Salvador.

Wanderley, Yuri Bastos (2023). “Apropriações tecnológicas nas práticas docentes: compreensões propositivas de atos de currículo em rede”. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Publicado
13/03/2024
WANDERLEY, Yuri Bastos. Computação e sociedade: uma sequência didática para mediação no ensino médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 50-54. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1670.