Computação e sociedade: uma sequência didática para mediação no ensino médio
Resumo
Este resumo expandido tem como objetivo apresentar uma sequência didática voltada à mediação/construção de habilidades da BNCC-Computação relacionadas às implicações e às apropriações da computação na sociedade contemporânea, para/com estudantes do ensino médio. Para tanto, propõe uma série de atividades que visam potencializar uma percepção crítica a cerca deste fenômeno, por meio de práticas pedagógicas contextualizadas de conversação e de produção colaborativa de hipermídias.
Referências
Freenet (2016). Direção: Pedro Ekman. Brasil. O Dilema das Redes (2020). Direção: Jeff Orlowski. Estados Unidos.
Wanderley, Yuri Bastos (2017). “Apropriações tecnológicas no ensino e aprendizagem : as experiências dos educadores da Rede Anísio Teixeira.” Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Salvador.
Wanderley, Yuri Bastos (2023). “Apropriações tecnológicas nas práticas docentes: compreensões propositivas de atos de currículo em rede”. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.