Arquitetura Pedagógica Amarelinha para o desenvolvimento do Pensamento Computacional

  • Fábio Correia de Rezende UNIVATES
  • Maria Madalena Dullius UNIVATES
  • Maria Claudete Schorr UNIVATES

Resumo


Este texto apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica, por meio do jogo Amarelinha Água. O objetivo é problematizar uma atividade didático-pedagógica voltada para os processos de ensino, aprendizagem e de desenvolvimento do pensamento computacional (PC). A aproximação do PC na arquitetura planejada é compreendida durante a execução da brincadeira, cuja habilidade é o raciocínio algorítmico para a construção e desenvolvimento da sequência de passos para cumprir o percurso da amarelinha. A abstração é perceptível por meio das análises que os jogadores poderão elaborar antes e durante o percurso da amarelinha. Além disso, objetos de conhecimentos da língua inglesa serão desenvolvidos. Um produto final da aplicação da arquitetura poderá ser a produção de vídeos e fotos editados e postados pelos alunos nas redes sociais para contribuir na valorização dos jogos tradicionais para o desenvolvimento do PC.

Referências

Carvalho, M. J. S., de Nevado, R. A., & de Menezes, C. S. (2005, Novembro). Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, No. 1, pp. 351-360).

Menezes, C. S., & de Castro Júnior, A. N. (2021). Uma abordagem interdisciplinar para o pensamento computacional no ensino fundamental. RENOTE, 19(1), 433-442.

Santos, G. F. D. L. (2012). Jogos tradicionais e a Educação Física. Londrina: Eduel.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35.

Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881), 3717-3725.

Wing, J. (2017). Computational thinking’s influence on research and education for all. Italian Journal of Educational Technology, 25(2), 7-14.
Publicado
13/03/2024
REZENDE, Fábio Correia de; DULLIUS, Maria Madalena; SCHORR, Maria Claudete. Arquitetura Pedagógica Amarelinha para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 70-74. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1679.