Guerra de Listas: uma abordagem lúdica e gamificada para o ensino da estrutura de dados lista na Educação Básica
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma abordagem lúdica e gamificada que permita a introdução dos principais conceitos e operações que permeiam as listas, tais como remoção, adição e ordenação. Adota-se de um jogo de baralho simples, que pode ser facilmente aplicado em sala de aula, sem demandar grandes recursos.Referências
Adolfo Moreira, J. and Marques Monteiro, W. (2018). O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados. Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2):546–555.
Barbosa, H. S., Silva, F. F., Campano Junior, M. M., and Aylon, L. B. R. (2023). Jogo educativo no ensino de estrutura de dados: aliando educação 5.0, gamificação e storytelling. In SBGames (Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment), Rio Grande RS.
BRASIL (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL (2022). BNCC Computação Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.
Ribeiro, L., Foss, L., and Carvalheiro, S. (2019). Pensamento computacional: Fundamentos e integração na educação básica. In VIII Jornada de Atualização em Informática na Educação, pages 25–63. SBC.
Silva, F. G. M. (2020). Practical methodology for the design of educational serious games. Information, 11(1).
Barbosa, H. S., Silva, F. F., Campano Junior, M. M., and Aylon, L. B. R. (2023). Jogo educativo no ensino de estrutura de dados: aliando educação 5.0, gamificação e storytelling. In SBGames (Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment), Rio Grande RS.
BRASIL (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL (2022). BNCC Computação Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.
Ribeiro, L., Foss, L., and Carvalheiro, S. (2019). Pensamento computacional: Fundamentos e integração na educação básica. In VIII Jornada de Atualização em Informática na Educação, pages 25–63. SBC.
Silva, F. G. M. (2020). Practical methodology for the design of educational serious games. Information, 11(1).
Publicado
13/03/2024
Como Citar
VIEGAS, Fabrício B.; CAVALHEIRO, Simone A. C.; ABREU, Luize V.; CRUZ, Vinicius G..
Guerra de Listas: uma abordagem lúdica e gamificada para o ensino da estrutura de dados lista na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 75-79.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1681.