Explorando o Potencial Pedagógico do Roblox na Educação Básica

  • Fernanda Couto dos S. Araujo Colégio Pedro II / UFRJ
  • Elizabeth Domiciano Paes Colégio Pedro II / UFRJ
  • Juliana B. S. França UFRJ

Resumo


Este artigo explora a integração das competências de tecnologia e computação na educação básica, conforme definido pela BNCC no Brasil. A experiência prática envolve o uso da plataforma Roblox no Ensino Fundamental II e a metodologia inclui a seleção de jogos no Roblox, categorizados de acordo com disciplinas regulares e conceitos de resolução de problemas e programação.

Referências

BRASIL. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: [link]

BRASIL a. (2022) Política Nacional de Educação Digital (PNED), Lei 14.533, de 2023. Brasília, DF. Disponível em: [link].

BRASIL b. (2022). BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link].

SBC. (2017) Diretrizes para o ensino de Computação na Educação Básica. Disponível em: [link]
Publicado
13/03/2024
ARAUJO, Fernanda Couto dos S.; PAES, Elizabeth Domiciano; FRANÇA, Juliana B. S.. Explorando o Potencial Pedagógico do Roblox na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 80-84. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1682.