Explorando o Potencial Pedagógico do Roblox na Educação Básica
Resumo
Este artigo explora a integração das competências de tecnologia e computação na educação básica, conforme definido pela BNCC no Brasil. A experiência prática envolve o uso da plataforma Roblox no Ensino Fundamental II e a metodologia inclui a seleção de jogos no Roblox, categorizados de acordo com disciplinas regulares e conceitos de resolução de problemas e programação.
Referências
BRASIL. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: [link]
BRASIL a. (2022) Política Nacional de Educação Digital (PNED), Lei 14.533, de 2023. Brasília, DF. Disponível em: [link].
BRASIL b. (2022). BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link].
SBC. (2017) Diretrizes para o ensino de Computação na Educação Básica. Disponível em: [link]
BRASIL a. (2022) Política Nacional de Educação Digital (PNED), Lei 14.533, de 2023. Brasília, DF. Disponível em: [link].
BRASIL b. (2022). BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link].
SBC. (2017) Diretrizes para o ensino de Computação na Educação Básica. Disponível em: [link]
Publicado
13/03/2024
Como Citar
ARAUJO, Fernanda Couto dos S.; PAES, Elizabeth Domiciano; FRANÇA, Juliana B. S..
Explorando o Potencial Pedagógico do Roblox na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 80-84.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1682.