Firewall Reigns – Um Jogo Educacional Voltado Para o Eixo de Cultura Digital da BNCC Computação

  • Caroline Lopes dos Santos Marton UFGD
  • Graziely Notário de Araújo UFGD
  • Pedro Paulo Dias da Silva UFGD
  • Valguima Odakura UFGD

Resumo


A BNCC Computação, publicada em 2022, traz instruções sobre como trabalhar a computação no ensino básico. Como é recente, ainda não existem muitos materiais disponíveis na literatura que se adequem a essa nova demanda. Com isso, este artigo descreve o desenvolvimento de um jogo educacional que contempla o ensino fundamental no eixo de Cultura Digital da BNCC Computação. O jogo traz uma dinâmica de tomada de decisões sobre segurança digital. Para verificar a eficácia do artefato foi utilizado um modelo de avaliação de jogos educacionais, trazendo resultados promissores em relação a motivação, experiência do usuário e conhecimento. Desse modo, este trabalho apresenta-se como um material para apoiar o ensino-aprendizagem de conteúdos de computação no ensino básico.

Referências

Cetic (2023) “Apresentação dos Principais Resultados - TIC Educação 2022”, [link], acesso em fevereiro de 2024.

Cetic (2023), “Apresentação dos Principais Resultados - TIC Kids Online Brasil 2023,” [link], acesso em fevereiro de 2024.

BRASIL (2022). “Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC.”, [link], 18 de Dezembro 2023.

MOTTA, Rodrigo L.; JUNIOR, José Trigueiro. Short game design document (SGDD). Proceedings of SBGames, v. 2013, p. 115-121, 2013.

SAVI, Rafael et al. Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Renote, v. 8, n. 3, 2010.
Publicado
13/03/2024
MARTON, Caroline Lopes dos Santos; ARAÚJO, Graziely Notário de; SILVA, Pedro Paulo Dias da; ODAKURA, Valguima. Firewall Reigns – Um Jogo Educacional Voltado Para o Eixo de Cultura Digital da BNCC Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 85-89. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1685.