Trabalhando habilidades do Pensamento Computacional no Labirinto Clássico da Code.org

  • Graziela Ferreira Guarda UPM
  • Vitor Amaral Cardana UPM
  • Gabriel Boock UPM
  • Alessandreia Marta de Oliveira UFJF
  • Bárbara M. Quintela UFJF

Resumo


A criação de um ambiente imersivo para o ensino e aprendizagem de programação pode ser alcançada por meio da adoção de abordagens embasadas nos pilares do Pensamento Computacional (PC). O PC capacita os alunos a aprimorar suas habilidades criativas, críticas e estratégicas, aplicando os princípios da Computação para identificar e resolver problemas. Neste contexto, estão os jogos que permitem que os estudantes aprendam os conteúdos de forma lúdica e motivadora. Diante disso, este resumo centra-se no desenvolvimento de habilidades de programação usando a plataforma Hora do Código – Labirinto Clássico. Solucionar labirintos pode estimular o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.

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Publicado
13/03/2024
GUARDA, Graziela Ferreira; CARDANA, Vitor Amaral; BOOCK, Gabriel; OLIVEIRA, Alessandreia Marta de; QUINTELA, Bárbara M.. Trabalhando habilidades do Pensamento Computacional no Labirinto Clássico da Code.org. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 90-95. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1688.