A Resolução de Problemas de Trigonometria à Luz dos Pilares do Pensamento Computacional
Resumo
O Pensamento Computacional pode ser definido como a capacidade humana de compreender e resolver problemas utilizando conceitos fundamentais da Ciência da Computação. Seu desenvolvimento promove habilidades importantes para diversas áreas do conhecimento, tais como persistência, tolerância à ambiguidade, comunicação e confiança. No entanto, pesquisas identificam que os docentes e discentes no Brasil ainda utilizam a computação apenas como ferramenta básica ou aplicam conceitos muito introdutórios nos processos de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo compreender como o Pensamento Computacional pode auxiliar na resolução de problemas de trigonometria.
Referências
CODE.ORG. UNPLUGGED Computational Thinking. Basic lesson time includes activity only. Introductory and Wrap-Up suggestions can be used to delve deeper when time allows. Disponível em [link] Acesso em: 01 maio 2021.
CSIZMADIA, A.; CURZON, P.; DORLING, M.; et al. Computational thinking A guide for teachers. 2015. Computing At School (CAS).
GERALDES, W. B. et al. O Pensamento Computacional no Ensino Profissional e Tecnológico. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, em 27 out. 2017.
GROVER, S.; PEA, R. Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, v. 42, n. 1, p. 38–43, 2013.
LIUKAS, L. Hello Ruby: adventures in coding. Feiwel & Friends, 2015.
PEREIRA, A. C.; FRANCO, M. E. Desenvolvendo o pensamento computacional no ensino fundamental com Arduino e Scratch. Anais do Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF). Anais...Sociedade Brasileira de Computação SBC, 26 jul. 2018
PIRES, F. et al. Incentivos lúdicos ao desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Médio: aprendendo a programar. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019).
RODRIGUES, V. F. Uso do software Geogebra no ensino da trigonometria do ensino médio. 2017.
SBC. A Computação como Ciência Básica. Revista Computação Brasil, 2011.
SORMANI JUNIOR, C. Um estudo exploratório sobre o uso da informática na resolução de problemas trigonométricos. 2006. 226 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
WING, J. M. Computational thinking Communications of the ACM, 1 mar. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2020.