Ensino de Cultura Digital na EJA: uma conversa aberta
Resumo
Esta proposta descreve uma roda de conversa cujo objetivo é promover a inserção da Computação, em especial a Cultura Digital (CD), na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia baseia-se em princípios freireanos, focando na participação ativa e equitativa dos e entre educadores, incentivando a partilha de experiências e a reflexão sobre práticas pedagógicas. Avaliações ao final da roda de conversa e post-evento e a criação de um grupo online visam sustentar a implementação das estratégias e o apoio contínuo entre os participantes. Agregando aos dados produzidos, um questionário online permitirá avaliar o conhecimento dos professores em computação, buscando aprimorar projetos educacionais.
Referências
BNCC. Computação: Complemento à BNCC. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 fev 2024.
Favero, R. V. M. A cultura dos usos das redes na academia: um olhar de professores universitários, brasileiros e italianos, sobre o uso das mídias sociais na docência. Tese de doutorado, Educação, UFRGS. Porto Alegre, 2016.
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.