Ensino de Cultura Digital na EJA: uma conversa aberta

  • Rute Vera Maria Favero UFRGS
  • Raissa Gabriella Wasem Cardoso UFRGS
  • Júlia Dal Castel Piva PUCRS / UFRGS

Resumo


Esta proposta descreve uma roda de conversa cujo objetivo é promover a inserção da Computação, em especial a Cultura Digital (CD), na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia baseia-se em princípios freireanos, focando na participação ativa e equitativa dos e entre educadores, incentivando a partilha de experiências e a reflexão sobre práticas pedagógicas. Avaliações ao final da roda de conversa e post-evento e a criação de um grupo online visam sustentar a implementação das estratégias e o apoio contínuo entre os participantes. Agregando aos dados produzidos, um questionário online permitirá avaliar o conhecimento dos professores em computação, buscando aprimorar projetos educacionais.

Referências

BNCC. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 nov 2024.

BNCC. Computação: Complemento à BNCC. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 fev 2024.

Favero, R. V. M. A cultura dos usos das redes na academia: um olhar de professores universitários, brasileiros e italianos, sobre o uso das mídias sociais na docência. Tese de doutorado, Educação, UFRGS. Porto Alegre, 2016.

Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
Publicado
13/03/2024
FAVERO, Rute Vera Maria; CARDOSO, Raissa Gabriella Wasem; PIVA, Júlia Dal Castel. Ensino de Cultura Digital na EJA: uma conversa aberta. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 107-110. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1698.