Análise e pesquisa textual com apoio de IA: proposta pedagógica para o desenvolvimento e competências informacionais

  • Luan Fabrício Silva UFRPE
  • Felipe de Brito Lima UFRPE
  • Jeneffer Ferreira UFRPE
  • Sônia V. Alves França UFRPE
  • Juliana R. Basto Diniz UFRPE

Resumo


Este trabalho propõe uma atividade pedagógica de processamento, síntese e pesquisa em documentos textuais utilizando uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), que visa trabalhar habilidades informacionais no contexto do Ensino Médio. Adota como referencial teórico-metodológico reflexões sobre o uso de ferramentas de IA na educação, fazendo uso de recursos como projetor multimídia e computadores, contemplando atividades práticas com intuito de promover o uso eficiente das ferramentas tecnológicas e qualificar as práticas educacionais existentes em nosso sistema de ensino.

Referências

Boff, Leonardo. (2020). Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Jornada Pedagógica. Bahia. Disponível em: [link]. Acesso em 13 nov. 2023.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Brasil. (2022). Ministério da Educação. Computação – Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

Irigaray, Hélio Arthur Reis; Stoker, Fabricio. (2023). ChatGPT: um museu de grandes novidades. Cadernos EBAPE.BR, v. 21, n. 1, p. 88776. Disponível em: [link]. Acesso em 18 nov. 2023

Machado, João Luís de Almeida. (2021). Inteligência Artificial e Educação. Alfenas: UNIFAL – MG. Disponível em: [link] Acesso em 24 out. 2023.

Neves, Marcos; Holmes, Wayne. (2020). Ia Na Educação: Oportunidades E Preocupações. Formação no Contexto do Pensamento Computacional, da Robótica e da Inteligência Artificial na Educação. São Luiz: EDUFMA. Disponível em: [link] Acesso em 24 out. 2023.

OpenAI. ChatPDF GmbH. Disponível em: [link]

Saint-Exupéry, Antoine de. (2009). O pequeno príncipe. Rio de Janeiro, Editora Agir.

Weni. (2023). Prompts para ChatGPT: conheça os tipos e crie conversas inteligentes. 10 de maio de 2023. Disponível em [link]. Acesso em 18 nov. 2023.
Publicado
13/03/2024
SILVA, Luan Fabrício; LIMA, Felipe de Brito; FERREIRA, Jeneffer; FRANÇA, Sônia V. Alves; DINIZ, Juliana R. Basto. Análise e pesquisa textual com apoio de IA: proposta pedagógica para o desenvolvimento e competências informacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 111-115. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1701.