Análise e pesquisa textual com apoio de IA: proposta pedagógica para o desenvolvimento e competências informacionais
Resumo
Este trabalho propõe uma atividade pedagógica de processamento, síntese e pesquisa em documentos textuais utilizando uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), que visa trabalhar habilidades informacionais no contexto do Ensino Médio. Adota como referencial teórico-metodológico reflexões sobre o uso de ferramentas de IA na educação, fazendo uso de recursos como projetor multimídia e computadores, contemplando atividades práticas com intuito de promover o uso eficiente das ferramentas tecnológicas e qualificar as práticas educacionais existentes em nosso sistema de ensino.
Referências
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Brasil. (2022). Ministério da Educação. Computação – Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.
Irigaray, Hélio Arthur Reis; Stoker, Fabricio. (2023). ChatGPT: um museu de grandes novidades. Cadernos EBAPE.BR, v. 21, n. 1, p. 88776. Disponível em: [link]. Acesso em 18 nov. 2023
Machado, João Luís de Almeida. (2021). Inteligência Artificial e Educação. Alfenas: UNIFAL – MG. Disponível em: [link] Acesso em 24 out. 2023.
Neves, Marcos; Holmes, Wayne. (2020). Ia Na Educação: Oportunidades E Preocupações. Formação no Contexto do Pensamento Computacional, da Robótica e da Inteligência Artificial na Educação. São Luiz: EDUFMA. Disponível em: [link] Acesso em 24 out. 2023.
OpenAI. ChatPDF GmbH. Disponível em: [link]
Saint-Exupéry, Antoine de. (2009). O pequeno príncipe. Rio de Janeiro, Editora Agir.
Weni. (2023). Prompts para ChatGPT: conheça os tipos e crie conversas inteligentes. 10 de maio de 2023. Disponível em [link]. Acesso em 18 nov. 2023.