Prática em Robótica Educacional no Ensino Religioso: construção de timeline
Resumo
O presente artigo apresenta uma proposta de atividade inspirada em um relato de experiência vivenciada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola da rede pública municipal de Natal. Dentre os objetivos da atividade está a utilização da robótica educacional na aula de Ensino Religioso para desenvolver as competências e habilidades da Computação: complemento da BNCC. Para tanto, os alunos utilizaram um kit de arduino para construir uma timeline. Ao fim da prática fica evidenciado como o momento torna a aula dinâmica e promove engajamento entre os alunos. Com isso, observa-se que o uso dos recursos tecnológicos podem contribuir na aprendizagem e engajamento durante os momentos pedagógicos.Referências
ALVES, M. J.; et al. Ferramentas digitais como recurso criativo para ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nuevas Ideas en Informática Educativa. v. 17, p.552-557. Santiago de Chile, 2023.
BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. Disponível em: [link].
BRASIL. Computação: complemento à BNCC (2023). [link]
BURLAMAQUI, A. A. R. S. S. Experiências de formação de professores em robótica educacional. Revista Tecnologias na Educação. ano 8, v. 16, set, 2016.
CAMPOS, Lygia Vallo e; SCHMITT, Juliana Campos; JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. Um panorama sobre engajamento escolar: uma revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação. v. 33, n1, p. 221-246, abril, 2020.
ZILLI, Silvia Rocio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e prática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. p.13. 2004.
BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. Disponível em: [link].
BRASIL. Computação: complemento à BNCC (2023). [link]
BURLAMAQUI, A. A. R. S. S. Experiências de formação de professores em robótica educacional. Revista Tecnologias na Educação. ano 8, v. 16, set, 2016.
CAMPOS, Lygia Vallo e; SCHMITT, Juliana Campos; JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. Um panorama sobre engajamento escolar: uma revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação. v. 33, n1, p. 221-246, abril, 2020.
ZILLI, Silvia Rocio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e prática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. p.13. 2004.
Publicado
13/03/2024
Como Citar
ALVES, Melquisedeque Jacob; CARVALHO, Wendresson Christian Lourenço de; BURLAMAQUI, Aquiles.
Prática em Robótica Educacional no Ensino Religioso: construção de timeline. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 131-135.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1709.