Territórios educativos: o uso da plataforma CulturaEduca nas escolas para análise e produção de informações locais
Resumo
Apresenta-se neste artigo duas possibilidades de uso da plataforma CulturaEduca em atividades pedagógicas, sublinhando a importância do território de vivência de estudantes na construção de conhecimento. As possibilidades dialogam com habilidades do eixo Cultura Digital da BNCC-Computação e podem ser adaptadas entre o sétimo e o nono ano. São as atividades: a realização de pesquisa sobre o território, introduzindo temas da cidade a partir da leitura de dados socioeconômicos na plataforma por estudantes, junto de outras de fontes de informação e sua própria vivência; e o mapeamento colaborativo (constituindo um sistema de informações geográficas - SIG participativo) de aspectos importantes ou desafios do território.
Referências
Carvalho, C.; Giatti, L. “Participatory GIS for Urban Sustainability and Resilience: A Perspective of Social Learning and Ecology of Knowledge”. Lifelong Learning and Education in Healthy and Sustainable Cities, 2018.
Faria, R. “Território e saúde na geografia de Milton Santos: teoria e método para o planejamento territorial do Sistema Único de Saúde no Brasil”. In Raega - O Espaço Geográfico em Análise, 2016.
Goulart, B. (2015) “Do Espaço Escolar ao Território Educativo: entrevista com Bia Goulart”. In Singer (org) “Territórios Educativos: experiências em diálogo com o bairro-escola”. São Paulo: Moderna, 2015.
Santos, M. “O papel ativo da geografia: um manifesto” In Revista Território, Rio de Janeiro, 2000.
São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. “Plano de navegação do autor : caderno do professor”. São Paulo: SME, 2014.