Construindo Soluções Colaborativas com Objetos de Aprendizagem e o GitHub
Resumo
A habilidade de programar computadores é cada vez mais importante nos dias atuais, principalmente na formação de jovens no Brasil e no mundo. Iniciativas que visam desenvolver competencias relacionadas a Computação e programação são bem vindas, pois além de formar profissionais capacitados, também auxilia o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas do cotidiano. O Pensamento Computacional no ensino médio ajuda os estudantes a compreender as possibilidades e os limites da computação para resolver problemas. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica que visa a construção de solução de forma colaborativa com objetos de aprendizagem com auxilio da plataforma GitHub.Referências
Blikstein, P. (2008). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. Disponível em: [link]. Acessado em: 17/02/2024.
del Águila Cano, I. M., Lázaro, J. R. G., Sarmiento, C. M. M., and Guirado, R. (2021). Repositorio github con objetos de aprendizaje para grados de ingeniería industrial en la asignatura de programación. In Innovaciones docentes en tiempos de pandemia. Actas del VI congreso internacional sobre aprendizaje, innovación y cooperación, CINAIC 2021, pages 86–90. Servicio de Publicaciones.
dos Santos, N. F. G. (2017). Programação para jovens: Conteúdos, atividades, estratégias e ferramentas. Dissertação de mestrado, Universidade do Porto, Porto, Portugal.
Medeiros, N. A. A. (2020). Avaliação diagnóstica em pensamento computacional: Uma proposta para avaliar os alunos do ensino fundamental com base no currículo de referência do cieb. Master’s thesis, Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM.
del Águila Cano, I. M., Lázaro, J. R. G., Sarmiento, C. M. M., and Guirado, R. (2021). Repositorio github con objetos de aprendizaje para grados de ingeniería industrial en la asignatura de programación. In Innovaciones docentes en tiempos de pandemia. Actas del VI congreso internacional sobre aprendizaje, innovación y cooperación, CINAIC 2021, pages 86–90. Servicio de Publicaciones.
dos Santos, N. F. G. (2017). Programação para jovens: Conteúdos, atividades, estratégias e ferramentas. Dissertação de mestrado, Universidade do Porto, Porto, Portugal.
Medeiros, N. A. A. (2020). Avaliação diagnóstica em pensamento computacional: Uma proposta para avaliar os alunos do ensino fundamental com base no currículo de referência do cieb. Master’s thesis, Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM.
Publicado
13/03/2024
Como Citar
GERALDES, Wendell Bento.
Construindo Soluções Colaborativas com Objetos de Aprendizagem e o GitHub. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 146-150.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1735.