Utilizando o Sistema "Computação Plugada Ordenação Web" para Ensinar sobre Algoritmos de Ordenação na Educação Básica

  • Marcos Vinicius Ferreira UFPB
  • Sabrina Gonçalves UFPB
  • Ayla Dantas Rebouças UFPB

Resumo


O presente artigo apresenta um sistema Web que pode ser utilizado para trabalhar em sala de aula da educação básica o tema algoritmos de ordenação, além de uma avaliação inicial sobre sua utilização em uma turma de ensino médio de uma escola pública estadual do município de Rio Tinto-PB. O sistema se chama "Computação Plugada Ordenação Web" e por meio dele o conteúdo de algoritmos de ordenação pode ser apresentado de forma guiada pelo professor com algumas atividades. Para avaliar o seu uso, foram disponibilizados questionários com o objetivo de verificar a aceitação por parte dos usuários. Acredita-se que ele pode facilitar a apresentação do conteúdo algoritmos e que foi bem aceito pelos estudantes.

Referências

Bell, Tim; Witten, Ian Hugh; Fellows, Michael Ralph. (2011) Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG. Disponível em: [link]. Acesso em 16 fev. 2024.

Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 dez. 2023.

Brasil (2022). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Computação Complemento à BNCC. Brasília: MEC. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 fev. 2024.

De Sales, André Barros; Boscarioli, Clodis. Uso de tecnologias digitais sociais no processo colaborativo de ensino e aprendizagem. Revista Ibérica de Sistemas e tecnologias de informação, n. 37, p. 82-98, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 mar. 2024.

Lima, Reinaldo; Rebouças, Ayla Dantas (2021). Computação Plugada Ordenação: Um Aplicativo para Ensinar sobre Algoritmos de Ordenação na Educação Básica. In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC. p. 1174-1185.

Magalhaes, Marcelo Barbosa; De Bona, Aline Silva; Borges, Karen Selbach. A lógica dos Algoritmos de Ordenação na Educação Básica através de Atividades Desplugadas de Matemática. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), p. e1/01-14, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 mar. 2024.

Wangenheim, C. G. von; Araújo, G.; de Medeiros, S.; Missfeldt Filho, R.; Petri, G.; da Cruz Pinheiro, F.; & Hauck, J. C. (2019) “Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica”. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE. RBIE V.27, N.3 – 2019 (ISSN online: 2317-6121; print: 1414-5685).

Wing, Jeanette. Research notebook: Computational thinking—What and why. The link magazine, v. 6, p. 20-23, 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 mar. 2024.
Publicado
13/03/2024
FERREIRA, Marcos Vinicius; GONÇALVES, Sabrina; REBOUÇAS, Ayla Dantas. Utilizando o Sistema "Computação Plugada Ordenação Web" para Ensinar sobre Algoritmos de Ordenação na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 151-155. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1740.