Segurança Cibernética na Base Nacional Comum Curricular – Uma proposta de abordagem de Criptografia na Educação Básica
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma proposta para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relacionadas à criptografia no objeto de conhecimento “segurança cibernética” do eixo “mundo digital” para o ensino de computação na educação básica numa perspectiva de multiletramento utilizando recursos multimidiáticos. Corroboramos a possibilidade de ensinar sobre segurança de maneira lúdica e significativa.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Computação - Complemento a BNCC. Brasília: MEC, 2022.
Bezerra, D. J.; Malaguitti, P.L.; Rodrigues, V.C. S. Aprendendo Criptologia de Forma Divertida. [link]
Rosseto, C. K. Criptografia como Recurso Didático: Uma Proposta Metodológica aos Professores de Matemática. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Estadual Paulista. [link]
Seminério, F. Elaboração dirigida - um caminho para o desenvolvimento metaprocessual da Cognição humana. Rio de Janeiro / Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, Cadernos do ISOP, 1987.
Silva, A. L. M. R. A criptografia como estímulo à aprendizagem matemática. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. [link]
Bezerra, D. J.; Malaguitti, P.L.; Rodrigues, V.C. S. Aprendendo Criptologia de Forma Divertida. [link]
Rosseto, C. K. Criptografia como Recurso Didático: Uma Proposta Metodológica aos Professores de Matemática. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Estadual Paulista. [link]
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Silva, A. L. M. R. A criptografia como estímulo à aprendizagem matemática. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. [link]
Publicado
13/03/2024
Como Citar
FERNANDES, Raquel Moreira Machado; MOTTA, Claudia Lage Rebello da; CARMO, Luiz Fernando Rust da Costa.
Segurança Cibernética na Base Nacional Comum Curricular – Uma proposta de abordagem de Criptografia na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 156-160.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1743.