Ressignificando a brincadeira de origem indígena “Cama de Gato” para o ensino de computação na educação básica
Resumo
Esta proposta apresenta uma ressignificação da brincadeira de origem indígena "cama de gato" como um recurso para a introdução a conceitos de computação na educação básica de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta-se como uma atividade lúdica pode ser adaptada para promover habilidades distintas fomentando o aprendizado dos fundamentos computacionais, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.Referências
Bernandes, E. l. Jogos e Brincadeiras Tradicionais: um passeio pela história. Universidade Federal de Uberlândia. [link]
BRASIL. Ministério da Educação. Computação - Complemento a BNCC. Brasília: MEC, 2022.
Forouzan, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Quarta edição. AMGH Editora, Ltda. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Computação - Complemento a BNCC. Brasília: MEC, 2022.
Forouzan, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Quarta edição. AMGH Editora, Ltda. 2010.
Publicado
13/03/2024
Como Citar
FERNANDES, Raquel Moreira Machado; MOTTA, Claudia Lage Rebello da.
Ressignificando a brincadeira de origem indígena “Cama de Gato” para o ensino de computação na educação básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 166-170.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1745.