Serenidade Social Online – Desenvolvimento de jogo educacional no Eixo de Cultura Digital da BNCC Computação
Resumo
Este artigo descreve a criação do jogo educativo Serenidade Social Online. O tema do jogo está inserido no contexto do eixo da Cultura Digital da BNCC Computação voltado para estudantes do ensino fundamental. O jogo coloca o jogador para responder situações que podem ser encontradas no ambiente social virtual enquanto os orienta sobre como se comportar em certas situações de forma a não prejudicar o mesmo e outras pessoas. O jogo foi avaliado utilizando um modelo de avaliação de jogos educacionais e recebeu boas avaliações em relação a motivação, experiência de usuário e conhecimento. Este trabalho visa contribuir com materiais para trabalhar à recente BNCC Computação.Referências
Cetic (2023) “Apresentação dos Principais Resultados TIC Educação 2022”. Disponível em: [link]. Acesso em fevereiro de 2024.
Cetic (2023), “Apresentação dos Principais Resultados TIC Kids Online Brasil 2023”. Disponível em: [link]. Acesso em fevereiro de 2024.
BRASIL (2022). “Computação na Educação Básica Complemento à BNCC”. Disponível em: [link] computacao/file. 18 de Dezembro 2023.
MOTTA, Rodrigo L.; JUNIOR, José Trigueiro. Short game design document (SGDD). Proceedings of SBGames, v. 2013, p. 115-121, 2013.
SAVI, Rafael et al. Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Renote, v. 8, n. 3, 2010.
Cetic (2023), “Apresentação dos Principais Resultados TIC Kids Online Brasil 2023”. Disponível em: [link]. Acesso em fevereiro de 2024.
BRASIL (2022). “Computação na Educação Básica Complemento à BNCC”. Disponível em: [link] computacao/file. 18 de Dezembro 2023.
MOTTA, Rodrigo L.; JUNIOR, José Trigueiro. Short game design document (SGDD). Proceedings of SBGames, v. 2013, p. 115-121, 2013.
SAVI, Rafael et al. Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Renote, v. 8, n. 3, 2010.
Publicado
13/03/2024
Como Citar
RODRIGUES, Daniel Rocha; OKADA, Debora Mitsue; ODAKURA, Valguima; EBERHART, Willian Gabriel Carvalho.
Serenidade Social Online – Desenvolvimento de jogo educacional no Eixo de Cultura Digital da BNCC Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 176-180.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1747.