Serenidade Social Online – Desenvolvimento de jogo educacional no Eixo de Cultura Digital da BNCC Computação

  • Daniel Rocha Rodrigues UFGD
  • Debora Mitsue Okada UFGD
  • Valguima Odakura UFGD
  • Willian Gabriel Carvalho Eberhart UFGD

Resumo


Este artigo descreve a criação do jogo educativo Serenidade Social Online. O tema do jogo está inserido no contexto do eixo da Cultura Digital da BNCC Computação voltado para estudantes do ensino fundamental. O jogo coloca o jogador para responder situações que podem ser encontradas no ambiente social virtual enquanto os orienta sobre como se comportar em certas situações de forma a não prejudicar o mesmo e outras pessoas. O jogo foi avaliado utilizando um modelo de avaliação de jogos educacionais e recebeu boas avaliações em relação a motivação, experiência de usuário e conhecimento. Este trabalho visa contribuir com materiais para trabalhar à recente BNCC Computação.

Referências

Cetic (2023) “Apresentação dos Principais Resultados TIC Educação 2022”. Disponível em: [link]. Acesso em fevereiro de 2024.

Cetic (2023), “Apresentação dos Principais Resultados TIC Kids Online Brasil 2023”. Disponível em: [link]. Acesso em fevereiro de 2024.

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SAVI, Rafael et al. Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Renote, v. 8, n. 3, 2010.
Publicado
13/03/2024
RODRIGUES, Daniel Rocha; OKADA, Debora Mitsue; ODAKURA, Valguima; EBERHART, Willian Gabriel Carvalho. Serenidade Social Online – Desenvolvimento de jogo educacional no Eixo de Cultura Digital da BNCC Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 176-180. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1747.