Computação Desplugada na disciplina de Programação com Acesso a Banco de Dados: uma experiência no Curso Técnico em Informática do IFRN

  • Franciele C. Fonseca IFRN
  • Kleber Kroll de A. Silva IFRN
  • Louize Gabriela Silva de Souza IFRN

Resumo


As tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Entretanto, alguns alunos têm dificuldades em aprender conteúdo da área da Computação, como é o caso de “Entidade-Relacionamento”, na disciplina de “Programação com Acesso a Banco de Dados”. Diante desse desafio, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso didático, baseada em jogos sérios, utilizando a computação desplugada, para auxiliar o ensino do conteúdo de “entidade-relacionamento”, de forma lúdica. O jogo foi aplicado no 3º ano do Ensino Médio do curso de Técnico em Informática, atribuindo-se pontuações a cada grupo e, ao final definindo-se um vencedor. A prática demonstrou que esta metodologia de ensino auxilia no processo de ensino-aprendizagem.

Referências

BRASIL (2022). Computação – Complemento à BNCC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link]

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Publicado
13/03/2024
FONSECA, Franciele C.; SILVA, Kleber Kroll de A.; SOUZA, Louize Gabriela Silva de. Computação Desplugada na disciplina de Programação com Acesso a Banco de Dados: uma experiência no Curso Técnico em Informática do IFRN. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 181-185. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1750.