Computação Desplugada na disciplina de Programação com Acesso a Banco de Dados: uma experiência no Curso Técnico em Informática do IFRN
Resumo
As tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Entretanto, alguns alunos têm dificuldades em aprender conteúdo da área da Computação, como é o caso de “Entidade-Relacionamento”, na disciplina de “Programação com Acesso a Banco de Dados”. Diante desse desafio, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso didático, baseada em jogos sérios, utilizando a computação desplugada, para auxiliar o ensino do conteúdo de “entidade-relacionamento”, de forma lúdica. O jogo foi aplicado no 3º ano do Ensino Médio do curso de Técnico em Informática, atribuindo-se pontuações a cada grupo e, ao final definindo-se um vencedor. A prática demonstrou que esta metodologia de ensino auxilia no processo de ensino-aprendizagem.
Referências
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.