Pensamento Computacional e a Alfabetização: uma construção lúdica

  • Luciene M. de Lima UNICAMP
  • Telma A. A. Conti UNICAMP

Resumo


Este artigo apresenta e descreve uma proposta de atividade envolvendo o Pensamento Computacional desplugado para os anos iniciais do fundamental I levando em consideração a importância da alfabetização e o processo de ludicidade para a faixa etária. A sequência de passos foi desenvolvida com alunos da rede municipal de Jaguariúna/SP e também junto a gestores e professores durante encontro formativo nos municípios de Jaguariúna e Vinhedo/SP. Ela evidencia que as habilidades contidas no currículo de computação da educação básica estão presentes na prática de alfabetização de forma implícita.

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Publicado
13/03/2024
LIMA, Luciene M. de; CONTI, Telma A. A.. Pensamento Computacional e a Alfabetização: uma construção lúdica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 194-198. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1753.