Computação Desplugada no Ensino Fundamental na disciplina Matemática: um relato de experiência

  • Sabrina B. Sassi SEDUC-MT
  • Cristiano Maciel UFMT
  • Vinícius Carvalho Pereira UFMT

Resumo


Este artigo relata parte de uma pesquisa de doutorado sobre o ensino de conceitos da Computação no Ensino Fundamental utilizando a Computação Desplugada como abordagem. Descrevemos o planejamento da atividade desplugada “Código de Barras”, presente no livro Computer Science Unplugged, dentro do currículo da Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Os resultados apontam a possibilidade de um trabalho interdisciplinar com as disciplinas da BNCC e da Computação, a ser realizado dentro da carga/horária disponível na Educação Básica.

Referências

Bell, T.; Witten, I. H.; Fellows, M. (2011) “Computer Science Unplugged”. Disponível em: [link]. Acesso em: 01/2/2024.

Brasil, Ministério da Educação. (2018) “Base Nacional Comum Curricular -BNCC”. Disponível em: [link] . Acesso em 30/03/2022.

Brasil, Ministério da Educação. (2022a) “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC”. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2022.

Grebogy, E. C; Santos, I; Castilho, M. A. (2021). “Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura”. In: XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Pg: 953-964.

Sassi, S. B., Maciel, C.; Pereira, V. C.. (2021) “Revisão Sistemática de Estudos sobre Computação Desplugada na Educação Básica e Superior de 2014 a 2020: tendências no campo”. Revista Contexto & Educação, 36(114), 10–30.

Sassi, S. B. (2023). “Explorando potencialidades da Computação Desplugada na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso”. 204 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023.

SBC, Sociedade Brasileira de Computação. (2019). “Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica”. Disponível em: [link]. Acesso em: 10/02/2022.
Publicado
13/03/2024
SASSI, Sabrina B.; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Computação Desplugada no Ensino Fundamental na disciplina Matemática: um relato de experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 210-214. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1758.