Segurança e responsabilidade no uso de tecnologia computacional – Uma proposta de abordagem de Malwares no primeiro ano do ensino fundamental

  • Raquel Moreira Machado Fernandes Colégio Pedro II / UFRJ
  • Claudia Maria Francisca Teixeira Colégio Pedro II
  • Claudia Lage Rebello da Motta UFRJ
  • Luiz Fernando Rust da Costa Carmo UFRJ

Resumo


Apresentamos uma proposta pedagógica para abordagem de segurança digital na inserção do objeto de conhecimento “segurança e responsabilidade no uso de tecnologia computacional” no primeiro ano do ensino fundamental. Com base nas competências e premissas específicas da Computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentamos uma experiência com o tema malwares, utilizando metodologias ativas, ludicidade e abordagem maker.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Computação - Complemento a BNCC. Brasília: MEC, 2022.

Seminério, F. Elaboração dirigida - um caminho para o desenvolvimento metaprocessual da Cognição humana. Rio de Janeiro / Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, Cadernos do ISOP, 1987.
Publicado
13/03/2024
FERNANDES, Raquel Moreira Machado; TEIXEIRA, Claudia Maria Francisca; MOTTA, Claudia Lage Rebello da; CARMO, Luiz Fernando Rust da Costa. Segurança e responsabilidade no uso de tecnologia computacional – Uma proposta de abordagem de Malwares no primeiro ano do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 215-219. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1760.