Segurança e responsabilidade no uso de tecnologia computacional – Uma proposta de abordagem de Malwares no primeiro ano do ensino fundamental
Resumo
Apresentamos uma proposta pedagógica para abordagem de segurança digital na inserção do objeto de conhecimento “segurança e responsabilidade no uso de tecnologia computacional” no primeiro ano do ensino fundamental. Com base nas competências e premissas específicas da Computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentamos uma experiência com o tema malwares, utilizando metodologias ativas, ludicidade e abordagem maker.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Computação - Complemento a BNCC. Brasília: MEC, 2022.
Seminério, F. Elaboração dirigida - um caminho para o desenvolvimento metaprocessual da Cognição humana. Rio de Janeiro / Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, Cadernos do ISOP, 1987.
Seminério, F. Elaboração dirigida - um caminho para o desenvolvimento metaprocessual da Cognição humana. Rio de Janeiro / Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, Cadernos do ISOP, 1987.
Publicado
13/03/2024
Como Citar
FERNANDES, Raquel Moreira Machado; TEIXEIRA, Claudia Maria Francisca; MOTTA, Claudia Lage Rebello da; CARMO, Luiz Fernando Rust da Costa.
Segurança e responsabilidade no uso de tecnologia computacional – Uma proposta de abordagem de Malwares no primeiro ano do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 215-219.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1760.