Criptografia Lúdica na Educação Básica: uma abordagem sobre a Máquina Enigma
Resumo
Este trabalho destaca a proposta educativa da atividade com embalagens de batata da marca Pringles, denominada Pringles Can Enigma — Enigma Lata de Pringles. Essa abordagem desplugada revela um potencial significativo para aprimorar o ensino da computação no Ensino Fundamental. A proposta contribui no pensamento computacional e princípios básicos de criptografia, culminando em uma competição amigável, na qual as equipes tentam decifrar as mensagens cifras uma das outras. Além disso, a proposta tem potencial de transcender o ensino da computação ao incorporar elementos interdisciplinares, como a matemática, história e linguagens.
Referências
BORDINI, A. et al. Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 210–238, 2016. DOI: 10.22456/2175-2745.64431. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 fev. 2024.