Criptografia Lúdica na Educação Básica: uma abordagem sobre a Máquina Enigma

  • Franklin Sales de Oliveira UFPel
  • Lucas Superti da Silva UFPel
  • Ulisses Brisolara Corrêa UFPel

Resumo


Este trabalho destaca a proposta educativa da atividade com embalagens de batata da marca Pringles, denominada Pringles Can Enigma — Enigma Lata de Pringles. Essa abordagem desplugada revela um potencial significativo para aprimorar o ensino da computação no Ensino Fundamental. A proposta contribui no pensamento computacional e princípios básicos de criptografia, culminando em uma competição amigável, na qual as equipes tentam decifrar as mensagens cifras uma das outras. Além disso, a proposta tem potencial de transcender o ensino da computação ao incorporar elementos interdisciplinares, como a matemática, história e linguagens.

Referências

WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.

BORDINI, A. et al. Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 210–238, 2016. DOI: 10.22456/2175-2745.64431. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 fev. 2024.
Publicado
13/03/2024
OLIVEIRA, Franklin Sales de; SILVA, Lucas Superti da; CORRÊA, Ulisses Brisolara. Criptografia Lúdica na Educação Básica: uma abordagem sobre a Máquina Enigma. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 220-224. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1766.