Desvendando o Algoritmo Iterativo do Jogo da Torre de Hanoi de Forma Lúdica nos Primeiros Anos Escolares
Resumo
A Torre de Hanoi (ToH) é um dos jogos que destaca-se por sua relevância nos campos da lógica matemática e da computação, embora sua resolução algorítmica seja comumente introduzida no ensino médio. Esta pesquisa de campo objetiva analisar como o jogo da ToH pode ser utilizado para promover o desenvolvimento do pensamento computacional de forma desplugada desde os primeiros anos escolares. Assim, propiciando assimilar conceitos computacionais mais avançados, explorando abordagem algorítmica iterativa de resolução do jogo promovendo a independência na resolução de problemas desafiadores, iniciando-os desde cedo para mundo da computação.
Referências
BNCC (2022). Computação na educação básica – complemento a bncc. parecer cneceb nº 2-2022 - bncc. [link].
Ferreira, V. V. M. (2018). A importância da torre de hanoi para o ensino e aprendizagem matemática em sala de aula. Monografia(Graduação em Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, Brasil.
Oliveira, B., Brim, J., and Pinheiro, N. (2019). O jogo torre de hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6o ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 12(01):160–175.
Oliveira, S. and Calejon, L. (2016). O jogo torre de hanói para o ensino de conceitos matemáticos. Rencima. Edição Especial: Educação Matemática, 7(4):149 – 158.
Santiago, A. D. and Kronbauer, A. (2016). Um modelo lúdico para o ensino de conceitos de programação de computadores. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 420.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.