Desvendando o Algoritmo Iterativo do Jogo da Torre de Hanoi de Forma Lúdica nos Primeiros Anos Escolares

  • Meng Hsu UFAM / SEMED
  • Lia Martins UFAM / IFAM
  • Rosiane de Freitas UFAM

Resumo


A Torre de Hanoi (ToH) é um dos jogos que destaca-se por sua relevância nos campos da lógica matemática e da computação, embora sua resolução algorítmica seja comumente introduzida no ensino médio. Esta pesquisa de campo objetiva analisar como o jogo da ToH pode ser utilizado para promover o desenvolvimento do pensamento computacional de forma desplugada desde os primeiros anos escolares. Assim, propiciando assimilar conceitos computacionais mais avançados, explorando abordagem algorítmica iterativa de resolução do jogo promovendo a independência na resolução de problemas desafiadores, iniciando-os desde cedo para mundo da computação.

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Publicado
13/03/2024
HSU, Meng; MARTINS, Lia; FREITAS, Rosiane de. Desvendando o Algoritmo Iterativo do Jogo da Torre de Hanoi de Forma Lúdica nos Primeiros Anos Escolares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 225-229. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1767.