Pensamento Computacional: Explorando Origami e Scratch com Atividades Desplugadas e Plugadas

  • Meng Huey Hsu UFAM
  • Margareth C. S. Seixas SEMED-Manaus
  • Rosiane de Freitas UFAM

Resumo


A pesquisa propõe uma abordagem que integra o Scratch, Pensamento Computacional, Origami e o Tangram como uma proposta de ensino visando uma aprendizagem mais abrangente na Educação Básica. Desenvolvido a partir da Formação Continuada de Professores, o enfoque foi criar um ambiente de aprendizagem centrado em conceitos da ciência da computação. O foco foi no desenvolvimento de habilidades como sequenciamento lógico e lógica da programação. Os resultados evidenciaram significativamente a possibilidade de utilização do Scratch no ensino fundamental colaborando com a inovação educacional para o progresso dos estudantes com a computação usando atividades desplugadas e plugadas.

Referências

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Publicado
13/03/2024
HSU, Meng Huey; SEIXAS, Margareth C. S.; FREITAS, Rosiane de. Pensamento Computacional: Explorando Origami e Scratch com Atividades Desplugadas e Plugadas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 239-243. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1774.