Uma proposta associando Pixel e Frações no Ensino Fundamental I

  • Ana Luiza Pecinato Gresele UFFS
  • Luis Fernando Silveira da Silva UFFS
  • Janice Teresinha Reichert UFFS
  • Milton Kist UFFS

Resumo


A pixel art é um estilo artístico criado a partir da necessidade visual vinda dos jogos digitais. A partir da resolução Nº 1 de 4 de outubro de 2022, que tornou o ensino da Computação obrigatório em todo o território nacional, surge a necessidade de incluir atividades e ferramentas com potencial de complementar o ensino da Computação e conectar diversas áreas de aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma atividade utilizando o pixel art para ser utilizada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, relacionando os conteúdos de Divisão, Frações, Números Decimais e Ordenação de Números Reais.

Referências

Brackmann, C. Computacional: Educação em Computação. 2024. Disponível em: [link]. Acesso 13 de fevereiro de 2024.

Brasil. Ministério da Educação, (2018) “Base Nacional Comum Curricular”. Brasília. Disponível em: [link]. Acesso 29 de janeiro de 2024.

Brasil. Ministério da Educação. (2022). “Complemento à Base Nacional Comum Curricular”, Disponível em: [link]. Acesso 29 de janeiro de 2024.

Domingues, H. (2009). Fundamentos da Aritmética. Florianópolis: Ed. da UFSC.

Ministério da Educação (MEC). (2022). “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC”. Resolução nº1, de 4 de outubro de 2022. Brasília.

Moruzzi, R. B., Reali, M. A. P. (2007). Método para Determinação de Distribuição de Tamanho de Microbolhas (DTMB) em Sistemas Floação (FAD) para tratamento de água utilizando a análise de imagem digital. Disponível em: [link]. Acesso 12 de fevereiro de 2024.

Resnick, M. (2020). Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Editora: Penso.

Tarasconi, D., Santos, M. (2021). Padrões de Produção de Ícones e Símbolos em Jogos com estilo Pixelart. In: SBC – Proceedings of SBGames 2021, nº 20, 2021, Gramado - Rio Grande do Sul. Disponível em: [link]. Acesso 12 de fevereiro de 2024.
Publicado
13/03/2024
GRESELE, Ana Luiza Pecinato; SILVA, Luis Fernando Silveira da; REICHERT, Janice Teresinha; KIST, Milton. Uma proposta associando Pixel e Frações no Ensino Fundamental I. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 244-248. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1675.