Computação e Eu: Uma Abordagem Prática de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

  • Diego Berti Bagestan Secretaria Municipal de Educação de Teutônia
  • Mateus Mariani Secretaria Municipal de Educação de Teutônia
  • Carlos Evandro Schneider Secretaria Municipal de Educação de Teutônia

Resumo


Este trabalho relata a aplicação de atividades de pensamento computacional para alunos de uma escola municipal gaúcha, ao longo do ano de 2024, durante as aulas das disciplinas de Informática e Matemática. Foram realizadas atividades plugadas e desplugadas, explorando habilidades presentes nas Normas de Computação na Educação Básica (BNCC Computação). As atividades foram planejadas dentro do projeto "Computação e Eu" para ensinar conceitos básicos de algoritmos e resolução de problemas, utilizando métodos plugados e desplugados. Os resultados indicaram avanços significativos no desenvolvimento do pensamento computacional e na resolução criativa de problemas matemáticos pelos alunos.

Referências

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Publicado
09/04/2025
BAGESTAN, Diego Berti; MARIANI, Mateus; SCHNEIDER, Carlos Evandro. Computação e Eu: Uma Abordagem Prática de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6330.