Computação e Eu: Uma Abordagem Prática de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho relata a aplicação de atividades de pensamento computacional para alunos de uma escola municipal gaúcha, ao longo do ano de 2024, durante as aulas das disciplinas de Informática e Matemática. Foram realizadas atividades plugadas e desplugadas, explorando habilidades presentes nas Normas de Computação na Educação Básica (BNCC Computação). As atividades foram planejadas dentro do projeto "Computação e Eu" para ensinar conceitos básicos de algoritmos e resolução de problemas, utilizando métodos plugados e desplugados. Os resultados indicaram avanços significativos no desenvolvimento do pensamento computacional e na resolução criativa de problemas matemáticos pelos alunos.Referências
Brackmann. (2024) Computacional: Educação em Computação. Disponível em: [link]
Brasil. (2022) “Base Nacional Comum Curricular Complemento Computação (Bncc Computação)”. Ministério da Educação. Disponível em: [link]
Cruz, M. E. J. K. da; Tavares, T. E.; Marques, S. G; Frantz, J.; Bagestan, D. B.; (2024) Material Didático de Computação Desplugada: Trabalhando ‘LISTAS’ com o Caderno do Professor e do Estudante. Disponível em: [link]
Cruz, M. E. J. K da. et al (2020) “Projeto UNISC Inclusão Digital”. Universidade de Santa Cruz do Sul. Disponível em: [link]
CS Unplugged (2024). Computer Science Without a Computer. Disponível em: [link]
Doodles, Google (2024). 50 anos da primeira linguagem de programação voltada para crianças. Disponível em: [link]
Matemática, Só (2024). Torre de Hanói. Disponível em: [link]
Papert, S. (1993) A Máquina das Crianças. São Paulo: Editora Studio Nobel.
Piaget, J. (1973) Biologia e Conhecimento. Petrópolis: Vozes.
Scratch Brasil. Disponível em: [link].
Scratch. Disponível em: [link]
Transaum (2024). Online Logo. Disponível em: [link]
Varela, Helton; Peviani, Claudia Tinós. (2018) Scratch: Um jeito divertido de aprender. São Paulo, Casa do Código.
Vicari et al, R. (2018) Pensamento Computacional revisão sistemátic. Projeto UFRGS/MEC TED 676559/SAIFI – Avaliação de Tecnologias Educacionais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: [link]
Brasil. (2022) “Base Nacional Comum Curricular Complemento Computação (Bncc Computação)”. Ministério da Educação. Disponível em: [link]
Cruz, M. E. J. K. da; Tavares, T. E.; Marques, S. G; Frantz, J.; Bagestan, D. B.; (2024) Material Didático de Computação Desplugada: Trabalhando ‘LISTAS’ com o Caderno do Professor e do Estudante. Disponível em: [link]
Cruz, M. E. J. K da. et al (2020) “Projeto UNISC Inclusão Digital”. Universidade de Santa Cruz do Sul. Disponível em: [link]
CS Unplugged (2024). Computer Science Without a Computer. Disponível em: [link]
Doodles, Google (2024). 50 anos da primeira linguagem de programação voltada para crianças. Disponível em: [link]
Matemática, Só (2024). Torre de Hanói. Disponível em: [link]
Papert, S. (1993) A Máquina das Crianças. São Paulo: Editora Studio Nobel.
Piaget, J. (1973) Biologia e Conhecimento. Petrópolis: Vozes.
Scratch Brasil. Disponível em: [link].
Scratch. Disponível em: [link]
Transaum (2024). Online Logo. Disponível em: [link]
Varela, Helton; Peviani, Claudia Tinós. (2018) Scratch: Um jeito divertido de aprender. São Paulo, Casa do Código.
Vicari et al, R. (2018) Pensamento Computacional revisão sistemátic. Projeto UFRGS/MEC TED 676559/SAIFI – Avaliação de Tecnologias Educacionais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: [link]
Publicado
09/04/2025
Como Citar
BAGESTAN, Diego Berti; MARIANI, Mateus; SCHNEIDER, Carlos Evandro.
Computação e Eu: Uma Abordagem Prática de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1-6.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6330.
