Relato de Experiência: Projeto Clapper no Ensino de Robótica na Educação Básica

  • Roberto Castro da Silva UEA
  • Jean Carlos Raposo Ramos UEA
  • Arlesson Nogueira Uleon UEA
  • Wendrews Lira Botelho UEA
  • Francislene Amorin de Freitas UEA
  • Patrick Gerson Cursino Cabral SEDUC-AM
  • João da Mata Libório Filho UEA

Resumo


O Projeto Clapper foi desenvolvido por residentes do Programa Residência Pedagógica, um programa da CAPES, vinculados ao curso de Licenciatura em Computação da UEA. Realizado com alunos do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola estadual em Itacoatiara/AM, o projeto buscou integrar conceitos de STEM ao ensino de robótica por meio do acionamento automatizado de uma lâmpada com um sensor de som e Arduino. A abordagem prática permitiu que os alunos explorassem automação, eletrônica e programação, desenvolvendo pensamento computacional e resolução de problemas. Os resultados indicam maior engajamento e retenção do conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.

Referências

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Publicado
09/04/2025
SILVA, Roberto Castro da; RAMOS, Jean Carlos Raposo; ULEON, Arlesson Nogueira; BOTELHO, Wendrews Lira; FREITAS, Francislene Amorin de; CABRAL, Patrick Gerson Cursino; LIBÓRIO FILHO, João da Mata. Relato de Experiência: Projeto Clapper no Ensino de Robótica na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 29-33. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6534.