Integrando Literatura e Computação: Explorando o Imaginário de 'O Rei Artur' com Pensamento Computacional, Programação e o Microcontrolador BBC micro:bit nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Resumo
Desde a sua homologação pelo Ministério de Educação - MEC em 3 de outubro de 2022, as normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC, firmou um grande passo no avanço dessa abordagem tão importante para os tempos atuais, e, também, um grande desafio para os professores da Educação Básica no Brasil. O relato de experiência aqui descrito, foi uma abordagem transversal, uma vez que foi desenvolvida no componente curricular de Literatura para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais de um colégio particular da cidade de Juiz de Fora, MG, onde estes, aliaram a leitura da obra “O Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda”, de Rosalind Kerven, ao uso do microcontrolador BBC micro:bit a fim de mobilizar as habilidades do eixo Pensamento Computacional (PC) da BNCC Computação, tendo como resultado, a programação da matriz de LED de 5x5 para apresentar o personagem Rei Artur.
Referências
Brasil (2018) “Base nacional comum curricular”, [link]
Brasil (2022) “Base nacional comum curricular - Anexo à BNCC - Computação”, [link]
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
KERVEN, Rosalind. O rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.
RAABE, André L. A.; BRACKMANN, Christian P.; CAMPOS, Flávio R. Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. São Paulo: CIEB, 2018. E-book em pdf
Sociedade Brasileira de Computação (2019) “Diretrizes para ensino de computação na educação básica”. In: [link]
