Integração de Múltiplos e Divisores com Operadores Lógicos no Gcompris: Uma Proposta para o 5º Ano do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo tem como proposta o ensino de múltiplos e divisores com operadores lógicos da Computação, abordagem interdisciplinar, para alunos do 5º ano do ensino fundamental, por meio do uso do software Gcompris. Neste contexto, a atividade é projetada para realização em duas aulas e está ligada diretamente ao eixo Pensamento Computacional.Referências
Brasil (2022). Ministério da Educação. Computação: complemento à BNCC. Brasília.
Novaes, R. P. de, Oliveira, A. M. de ., & Silva, R. L. de S. da. (2022). O uso da gamificação como prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa através do GCompris. Lynx, 2. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.40137
Silva, G., Silva, A., Sousa, F., Aita, K., Lima, F., & Machado, V. (2021). Uso da Ferramenta Computacional GCompris para Auxílio ao Processo de Ensino Aprendizagem do Ensino Fundamental. In Anais do XIV Encontro Unificado de Computação do Piauí e XI Simpósio de Sistemas de Informação, (pp. 73-80). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/enucompi.2021.17756
Silva, M. C. (2022). Utilização do software educativo GCompris nos anos iniciais do ensino fundamental e educação de jovens e adultos: Revisão de literatura (Trabalho de Conclusão de Curso). Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí. [link]
Novaes, R. P. de, Oliveira, A. M. de ., & Silva, R. L. de S. da. (2022). O uso da gamificação como prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa através do GCompris. Lynx, 2. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.40137
Silva, G., Silva, A., Sousa, F., Aita, K., Lima, F., & Machado, V. (2021). Uso da Ferramenta Computacional GCompris para Auxílio ao Processo de Ensino Aprendizagem do Ensino Fundamental. In Anais do XIV Encontro Unificado de Computação do Piauí e XI Simpósio de Sistemas de Informação, (pp. 73-80). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/enucompi.2021.17756
Silva, M. C. (2022). Utilização do software educativo GCompris nos anos iniciais do ensino fundamental e educação de jovens e adultos: Revisão de literatura (Trabalho de Conclusão de Curso). Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí. [link]
Publicado
09/04/2025
Como Citar
OLÍMPIO, Kauê Wallace Coelho; MONTEIRO, Wellington Correa; OLIVEIRA, Ethel S. de; TRINDADE, Genarde M..
Integração de Múltiplos e Divisores com Operadores Lógicos no Gcompris: Uma Proposta para o 5º Ano do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 46-50.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6600.
