Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental Através da Computação Desplugada
Resumo
Este artigo aborda a integração do Pensamento Computacional na educação básica, com destaque para a importância da Computação Desplugada. Explora-se a crescente relevância dessa habilidade fundamental desde os primeiros anos escolares. A pesquisa propõe a apresentação de conceitos computacionais por meio de atividades desplugadas, ressaltando sua aplicabilidade prática e acessibilidade, especialmente para alunos mais jovens. O estudo tem como objetivo principal introduzir conceitos de pensamento computacional para alunos do quinto ano em uma escola municipal após participarem de oficinas desplugadas. Busca-se identificar resultados positivos e negativos dessa abordagem, contribuindo para a compreensão dos benefícios e desafios associados à inserção do Pensamento Computacional na educação básica.Referências
Barr, V., & Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to K-12: What is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1), 48-54.
Conforto, D., Cavedini, P., Miranda, R., & Caetano, S. (2018). Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 1(1).
França, R., & Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 4, No. 1, p. 1464).
Monteiro Rodrigues, A. K., Mundim Silva, A. P., & Guimarães Carneiro, M. (2021). Ensino de Pensamento Computacional para alunos do ensino básico usando Computação Desplugada e Scratch. Em Extensao, 20(2).
Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., & Grimley, M. (2009). Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1), 20-29.
ANATEL. Anatel lança painel de dados sobre conectividade em escolas. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jan. 2025.
Oliveira, W., Cambraia, A. C., & Hinterholz, L. T. (2021, July). Pensamento computacional por meio da computação desplugada: Desafios e possibilidades. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (pp. 468-477). SBC.
Conforto, D., Cavedini, P., Miranda, R., & Caetano, S. (2018). Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 1(1).
França, R., & Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 4, No. 1, p. 1464).
Monteiro Rodrigues, A. K., Mundim Silva, A. P., & Guimarães Carneiro, M. (2021). Ensino de Pensamento Computacional para alunos do ensino básico usando Computação Desplugada e Scratch. Em Extensao, 20(2).
Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., & Grimley, M. (2009). Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1), 20-29.
ANATEL. Anatel lança painel de dados sobre conectividade em escolas. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jan. 2025.
Oliveira, W., Cambraia, A. C., & Hinterholz, L. T. (2021, July). Pensamento computacional por meio da computação desplugada: Desafios e possibilidades. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (pp. 468-477). SBC.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
SANTOS, Rosineide; COQUEIRO, Thiago; RUIZ, Igor; CARVALHO, Tássio; JAILTON, José.
Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental Através da Computação Desplugada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 51-56.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6613.
