Ensino de Programação na Educação Básica: Uma Abordagem Progressiva de Scratch, Robótica Educacional e Python
Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem pedagógica progressiva para o ensino de programação na educação básica, estruturada em três etapas: Scratch, robótica educacional com programação em blocos e Python. Essa metodologia foi implementada no projeto ”Minds of the Future”, com o objetivo de facilitar uma transição fluida entre os paradigmas de programação.Referências
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da Educação, M. (2022). Anexo ao parecer cne/ceb nº 2/2022: Base nacional comum curricular - computação. Acessado em: 20 mar. 2025.
de A. Coutinho, J. P. (2019). Ensino de Programação na Educação Básica com uso da ferramenta Scratch. Universidade Estadual da Paraíba.
dos S. Amorim, L. (2020). O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac. Uniceplac.
Roque, M. (2017). Inserção de lógica de programação no ensino básico usando linguagem python e biblioteca pygame. In Anais do Latinoware. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (2023). Catálogo de Eletivas 2023. SEE-MG, Belo Horizonte. Acesso em: 7 fev. 2025.
Silva, E. F., Dembogurski, B. J., and Semaan, G. S. (2021). A systematic review of computational thinking in early ages. arXiv.
Silva, I. O. d., Rosa, J. E. B., Hardoim, E. L., and Guarim-Neto, G. (2017). Educação científica empregando o método steam e um makerspace a partir de uma aula-passeio. Latin American Journal of Science Education, 4(2):1–9.
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Publicado
09/04/2025
Como Citar
RIBEIRO, Rafael Rocha; OLIVEIRA, Giulia Ramos de; DUSI, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi.
Ensino de Programação na Educação Básica: Uma Abordagem Progressiva de Scratch, Robótica Educacional e Python. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 57-62.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6678.
