Computação Criativa com OctoStudio no Ensino Fundamental
Resumo
Esta proposta apresenta uma atividade de Computação Criativa utilizando o OctoStudio, uma ferramenta desenvolvida pelo MIT Media Lab para introduzir a programação de forma lúdica e interativa. A atividade é destinada a alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, alinhando-se às diretrizes da BNCC Computação no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional. Os estudantes iniciarão criando um personagem físico com massinha de modelar, imaginando uma história para ele, e em seguida darão vida a essa criação no OctoStudio, programando animações e interações com sensores. A atividade segue a Espiral Criativa de Aprendizagem proposta por Mitchel Resnick, garantindo um processo dinâmico de exploração, experimentação e colaboração.Referências
Ministério da Educação (MEC) (2023). Base Nacional Comum Curricular - Computação. Acesso em: 04 fev. 2025.
Papert, S. (1980). Microworlds: Incubators for knowledge. Mindstorms-Children, Computers and Powerful Ideas, pages 120–134.
Resnick, M. (2020). Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Penso Editora.
Papert, S. (1980). Microworlds: Incubators for knowledge. Mindstorms-Children, Computers and Powerful Ideas, pages 120–134.
Resnick, M. (2020). Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Penso Editora.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
BATISTA, Esteic Janaina Santos; CASTRO JÚNIOR, Amaury Antônio de; LIMA, Anderson Correa de; RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; ARGUELO, Miriam Brum; BARBOSA, Ellen Regina Romero; SANDIM, Hercules da Costa.
Computação Criativa com OctoStudio no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 69-73.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6682.
