Criptoaritmética: Uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Conceitos Básicos de Criptografia na Educação Básica

  • Edeyson Andrade Gomes UFBA
  • Laís do Nascimento Salvador UFBA

Resumo


A criptografia faz parte do cotidiano dos estudantes, mas seu ensino na Educação Básica é desafiador devido à sua abstração matemática. A criptoaritmética surge como uma abordagem lúdica para introduzir conceitos criptográficos, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade. Este trabalho propõe seu uso em atividades alinhadas à BNCC, onde os alunos resolvem e criam desafios criptoaritméticos, explorando operações matemáticas e substituição de símbolos para representar números, promovendo engajamento e autonomia no aprendizado.

Referências

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Publicado
09/04/2025
GOMES, Edeyson Andrade; SALVADOR, Laís do Nascimento. Criptoaritmética: Uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Conceitos Básicos de Criptografia na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 74-79. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6693.