Criptoaritmética: Uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Conceitos Básicos de Criptografia na Educação Básica
Resumo
A criptografia faz parte do cotidiano dos estudantes, mas seu ensino na Educação Básica é desafiador devido à sua abstração matemática. A criptoaritmética surge como uma abordagem lúdica para introduzir conceitos criptográficos, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade. Este trabalho propõe seu uso em atividades alinhadas à BNCC, onde os alunos resolvem e criam desafios criptoaritméticos, explorando operações matemáticas e substituição de símbolos para representar números, promovendo engajamento e autonomia no aprendizado.Referências
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Widodo, S., Najati, U., and Rahayu, P. (2019). A study of cryptarithmetic problem-solving in elementary school. Journal of Physics: Conference Series, 1318:012120.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
GOMES, Edeyson Andrade; SALVADOR, Laís do Nascimento.
Criptoaritmética: Uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Conceitos Básicos de Criptografia na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 74-79.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6693.
